4ª edição da Cacauicultura 4.0 é aberta oficialmente em Barreiras e consolida o Oeste da Bahia como nova fronteira produtora de cacau

Esta semana, o Oeste da Bahia se torna vitrine para o mundo ao sediar, em Barreiras, um dos maiores eventos técnico-institucionais do setor cacaueiro brasileiro: a Cacauicultura 4.0. Em sua 4ª edição, o evento é promovido pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) com apoio da Prefeitura de Barreiras, Governo do Estado, Prefeitura de Riachão das Neves e outras instituições parceiras. Durante três dias, produtores, pesquisadores, técnicos, investidores e especialistas do Brasil e do exterior discutem inovações, sustentabilidade e estratégias para o fortalecimento da cadeia produtiva do cacau.

A abertura oficial aconteceu nesta quinta-feira (10), no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues; do prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, acompanhado da primeira-dama Chaliny Matutino e do vice-prefeito Túlio Viana; do presidente da Aiba, Moisés Schmidt; além do prefeito de Riachão das Neves, Moab Nascimento; parlamentares, secretários estaduais e municipais, vereadores e lideranças políticas.

Após o plantio simbólico de mudas da BioBrasil, os convidados acompanharam as palestras inaugurais que iniciaram as reflexões sobre a nova era da cacauicultura nacional. Entre os destaques, estiveram as apresentações de José Giocoia Neto, mestre em engenharia agronômica, com o tema “Terra, água e dados: a nova força do Brasil irrigado na agricultura mundial”, Laerte Moraes, médico veterinário da USP, que abordou as “Perspectivas de crescimento da cacaicultura no Brasil”, e Paulo Marrocos, engenheiro agrônomo pela Ufba, com a palestra “Diretrizes para o fortalecimento estratégico da cadeia produtiva do cacau no Brasil”. 

Oeste da Bahia: uma nova realidade para o cacau

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Otoniel Teixeira reforçou o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento agrícola regional e a promoção de eventos que colocam Barreiras no centro das decisões estratégicas do agronegócio.

“É uma grande satisfação sediar um evento dessa magnitude. Estamos celebrando um momento histórico para Barreiras e para o Oeste, que passa a ser reconhecido também como terra do cacau. Firmamos um Termo de Cooperação Técnica que garante a continuidade da realização deste evento nos próximos anos aqui em nossa cidade. Barreiras, que já é referência na produção de grãos como, soja, milho, algodão e café, e foi eleita a melhor cidade do Brasil para fazer negócios no Agro, conforme ranking da consultoria Urban Systems, publicado com exclusividade pela revista Exame, agora avança com força na cultura do cacau. Nosso papel é seguir criando um ambiente favorável para quem quer produzir, inovar e investir”, ressaltou o gestor.

O governador Jerônimo Rodrigues também destacou o protagonismo do Oeste da Bahia na nova rota do cacau irrigado. “Estou muito feliz de estar aqui nesse quarto encontro, que é cada vez mais potente. Quero reafirmar a minha crença e toda minha dedicação para esses pioneiros, que conseguiram trazer o cacau irrigado para o Oeste, onde tem toda uma realidade favorável de terreno e tecnologia; uma região que já comprovou que tem expertise com grãos, com algodão, com fruticultura”, afirmou o governador, ao destacar a expectativa de que a região coloque novamente a Bahia em posição de destaque permanente na produção nacional do cacau.

Expansão histórica e geração de oportunidades

Para o presidente da Aiba, Moisés Schmidt, a presença da Cacauicultura 4.0 em Barreiras é o reflexo de uma transformação em curso. “Estamos diante do início de um novo ciclo para a agricultura do Oeste da Bahia, impulsionado pela força de uma cultura ancestral e pelo olhar firme para o futuro. Nos últimos 40 anos, construímos uma matriz produtiva sólida, baseada em inovação, sustentabilidade e eficiência. O que antes era improvável, hoje é realidade: o Oeste também é uma nova fronteira do cacau. Esse avanço técnico se deve a parcerias institucionais robustas, como a da Prefeitura de Barreiras, que possibilita eventos como este”, afirmou.

Schmidt revelou que, até 2026, a área plantada com cacau na região deve ultrapassar os 5 mil hectares, com perspectiva de crescimento para mais de 20 mil hectares até 2030. Esse avanço poderá representar um acréscimo de mais de 60 mil toneladas na produção estadual – 50% acima do volume atual – e investimentos de até R$ 3,9 bilhões nos próximos cinco anos, somente em lavouras. A expectativa é que mais de 4 mil empregos diretos sejam gerados, promovendo qualificação e renda no campo.

Durante a solenidade, o presidente da Aiba entregou ao Instituto do Câncer do Oeste da Bahia uma muda simbólica de cacau como gesto de solidariedade. Ao todo, 150 mudas de alto valor tecnológico serão doadas para comercialização, com renda revertida para a construção do Hospital do Câncer em Barreiras.

Programação segue nesta sexta (11) e sábado (12)

A programação do evento segue intensa nesta sexta-feira (11), a partir das 8h, com o Ciclo de Palestras Técnicas. Serão discutidos temas como rastreabilidade na cadeia produtiva, inovação e boas práticas para altas produtividades, cenário atual do mercado e projeções futuras, e estratégias para ampliar a resiliência da produção.

Os painéis ainda abordarão o programa de melhoramento genético do cacaueiro no Brasil, concentração de floração e safra, cultivo intensivo, avanços na irrigação e as exigências de qualidade e origem do produto no mercado internacional.

No sábado (12), encerrando a programação, será realizado o Dia de Campo, com visitas técnicas à Fazenda Santa Helena, em Riachão das Neves. Os participantes poderão conhecer, na prática, os sistemas produtivos de cacau a pleno sol, com foco em tecnologias de manejo, irrigação e produtividade adaptadas ao bioma regional.
























Dircom/PMB – 11.7.2025

O post 4ª edição da Cacauicultura 4.0 é aberta oficialmente em Barreiras e consolida o Oeste da Bahia como nova fronteira produtora de cacau apareceu primeiro em Prefeitura de Barreiras – BA.

Relacionados

capa-19
capa-18
capa-17

Receba atualizações na palma de sua mão e fique bem informado Siga o Canal do portal Ibotirama Notícias no WhatsApp

2025 | Ibotirama Notícias Todos os direitos reservados  Por DaQui Agência Digital

Rolar para cima