Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Feminina, romântica e exuberante são algumas das palavras usadas com frequência para falar sobre a alta-costura de Elie Saab. Em seu último desfile em Paris, durante a temporada de outono-inverno 2026, o estilista decidiu adicionar um outro termo ao seu vocabulário: atitude. Pode ter a ver com a nova intenção criativa do couturier libanês, pode ser o olhar de Carine Roitfeld (que assinou o styling do show, seguindo sua colaboração para o espetáculo “The 1001 Seasons of Elie Saab”, realizado na Arábia Saudita, no fim de 2024), fato é que um feeling renovado se fez presente no desfile desta quarta-feira (09/07) na capital francesa.
A corsetterie francesa
Celebrando a técnica e o trabalho handmade da tradição francesa dos corsets, Saab fez da estrutura do espartilho a base para vestidos de silhueta escultural. Revestidos de veludo, confeccionados com tecidos de brilho metalizado (olho no moiré, material do momento!) ou em cascatas de renda, conferiram à mulher um efeito sensual, celebrando o corpo com uma dose de sedução.
Volumes vs. body-con
Se a dramaticidade fashion é um dos elementos pelos quais o estilista é reconhecido (não a tôa, Saab veste cantoras como Jennifer Lopez, Celine Dior e Camila Cabello), a ideia surgiu neste desfile na forma de volumes: em capas que iam dos ombros até o chão, em máxi laços na parte traseira de vestidos e em sobressaias que adicionavam efeito máximo a looks drapeados e acetinados. Em propostas distintas, vimos vestidos que começavam ajustados ao corpo, como o desfilado pela brasileira Isabeli Fontana, delineando as curvas do corpo e deixando o volume concentrado apenas na parte inferior, em uma releitura do modelo sereia.
Casting poderoso
O casting de modelos de Elie Saab foi um dos mais comentados desta temporada por uma razão: trouxe de volta à passarela modelos emblemáticas de outras gerações (a top holandesa Lara Stone abriu o desfile, seguida pela russa Sasha Pivovarova), em um line-up que as misturava com nomes mais frescos da indústria fashion, como Stella Maxwell e a brasileira Paula Soares.
Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.
O post Elie Saab Adiciona Atitude Ao Vocabulário Romântico de Sua Alta-costura apareceu primeiro em Forbes Brasil.