O console PlayStation 1, também conhecido como PS1, foi lançado em 1994 no Japão e, ao longo dos anos, chegou a outros países, como os Estados Unidos, em setembro de 1995, e o Brasil, em novembro de 1997. O aparelho fez muito sucesso com jogos incríveis, como “Gran Turismo”, “Tekken”, “Tomb Raider”, “Metal Gear Solid”, “Street Fighter” e outros.
Entretanto, você sabia que existem jogos que nunca sequer saíram do Japão? Na sequência deste conteúdo, há 4 games que poderiam ter feito sucesso no Brasil, mas não saíram do país japonês.
Leia mais:
- Quais os melhores jogos do PlayStation 1? Veja 10 títulos icônicos
- Com a inflação, quanto custaria hoje um PlayStation 1, de 1995?
- Por que o PlayStation 1 fez tanto sucesso? O “Demo One” pode ser a resposta
4 games de PS1 que nunca jogamos porque eles nunca saíram do Japão
Os títulos abaixo tinham bastante potencial para fazer sucesso entre os brasileiros. Conheça-os e saiba porque eles não foram disponibilizados em outros países além do Japão.
1. Policenauts

Game criado pela Konami e Hideo Kojima, Policenauts é uma aventura inspirada em um anime sobre um detetive no futuro. Ele foi lançado em 1994 no Japão, mas não pôde ser disponibilizado para outros países por conta de uma sincronização do áudio em inglês nas cenas de animação.
O jogo traz Jonathan Ingram, um dos cinco membros do grupo “Policenauts”, que na verdade são policiais treinados como astronautas para garantir a segurança da nova colônia espacial.
O personagem principal acaba se perdendo no espaço com o traje que o coloca em sono criogênico. 25 anos depois, ele é encontrado. Então, retorna para Los Angeles como detetive e descobre que sua ex-mulher foi morta e o novo marido dela desapareceu. Por isso, precisa voltar à colônia para solucionar esse mistério.
2. Mizzurna Falls

Desenvolvido e publicado pela Human Entertainment, o jogo Mizzurna Falls foi lançado em 1998. Ele é um excelente jogo de mundo aberto, mas ficou apenas no Japão. Especula-se que isso foi pela falta de interesse da desenvolvedora em lançá-lo em outros países.
O game se passa em uma cidade fictícia com o mesmo nome do título. O seu enredo foca em acontecimentos estranhos na região, um deles foi o desaparecimento da estudante Emma Rowland e o fato de a jovem Kathy Flannery ter sido encontrada inconsciente na floresta.
A partir desses fatos, Matthew Williams, que é colega de classe da Emma, resolve investigar esse mistério em busca de respostas.
3. Kowai Shashin
Game com uma narrativa sobrenatural envolvente, que afirma ser amaldiçoado, “Kowai Shashin” foi desenvolvido pelo Media Entertainment e lançado em 2002 e cativou a imaginação dos jogadores. Apesar disso, tudo indica que a desenvolvedora não apresentou um plano para levar o jogo a outros países.
A narrativa do jogo não era linear, pois eram apresentadas aos jogadores diversas fotografias com espíritos que precisavam ser extirpados.
4. Pepsiman
Desenvolvido pela KID (Kindle Imagine Develop) e lançado em 1999, esse jogo da marca Pepsi traz um mascote que viaja em uma cidade procurando latas do refrigerante. O game é histórico, pois foi o precursor do gênero de corrida infinita, o endless runner.
O jogo foi lançado apenas no Japão como parte de uma estratégia da marca no país. Assim, criaram um super-herói chamado Pepsiman e conseguiram realizar vários comerciais na televisão.
O post 4 games de PS1 que nunca jogamos porque eles nunca saíram do Japão apareceu primeiro em Olhar Digital.