O esgotamento mental, também conhecido como síndrome de burnout, é um fenômeno cada vez mais presente no ambiente de trabalho moderno. Pressão por resultados, jornadas longas e a dificuldade em equilibrar vida pessoal e profissional estão entre os principais gatilhos.
É uma condição que vai além do simples cansaço. Trata-se de um estado de esgotamento e estresse profundos, no qual a pessoa se sente incapaz de lidar com as demandas profissionais. O termo foi reconhecido oficialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um distúrbio ocupacional desde 2021.
No Brasil, cerca de 30% das pessoas ocupadas sofrem com a síndrome de burnout, de acordo com dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt). Além disso, somente em 2023, 421 pessoas foram afastadas do trabalho pelo mesmo motivo, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Ministério da Previdência Social. É o maior número dos últimos 10 anos no país.
Mais do que um problema individual, o esgotamento mental é um reflexo do ambiente e das condições de trabalho, pauta diretamente relacionada à agenda ESG nas empresas. Encarar o burnout apenas como uma questão pessoal desvia o foco das verdadeiras origens do problema e reforça um sentimento de culpa e isolamento.
- “Todo dia eu acordava querendo chorar e morrer, menos voltar ao trabalho”
Principais sintomas do burnout
Reconhecer os sinais é tarefa fundamental para evitar que o quadro se agrave. O burnout não surge de um dia para o outro: ele é resultado de um acúmulo de estresse e sobrecarga.
Entre os sintomas mais comuns, estão o cansaço extremo e persistente – mesmo após o descanso; dificuldade de concentração e lapsos de memória; irritabilidade e alterações de humor; sensação constante de incompetência ou fracasso; insônia ou sono de má qualidade; cefaleias, dores musculares e outros sintomas físicos; desmotivação e perda de interesse pelo trabalho.
Com o tempo – e caso não sejam devidamente tratados –, esses sintomas podem evoluir para quadros mais graves, levando a depressão e ansiedade generalizada.
Brasil cria 213 mil postos de trabalho em setembro

Patrimônio histórico ameaçado

As paredes gritam

Natura é destaque em prêmio Top of Mind de sustentabilidade

A 15 minutos da qualidade de vida

O que muda com o novo decreto de logística reversa de plásticos
















