Espetáculo celebra ancestralidade afro-brasileira neste sábado

Os Tambores Mágicos de Ibeji e a Tábua de EsmeraldaASSESSORIA DE IMPRENSA

A Graco Cia de Atores apresenta neste sábado, 8 de novembro, às 19h, o espetáculo “Os Tambores Mágicos de Ibeji e a Tábua de Esmeralda”, dentro da Mostra de Teatro Adulto, no Teatro Firjan SESI Jacarepaguá. A montagem, criada em parceria com a Comunidade Afrocultural Iyalodé e produção da Taverna Produções, encerra um projeto que reafirma o poder das tradições africanas e afro-brasileiras no teatro contemporâneo. Após a estreia, a peça segue em temporada no Oi Futuro.

Inspirada nos Itans, relatos míticos da tradição iorubá, a obra cria um diálogo entre os Ibejis — orixás gêmeos das crianças e da alegria — e divindades como Xangô, Nanã, Iku (a morte) e Exu, o mensageiro. A dramaturgia de Raphael Campello, dirigida por Denílson Graco, adota o Teatro Experimental do Negro (TEN) como base estética e política, reafirmando o compromisso do grupo com a valorização das raízes africanas, da oralidade e da espiritualidade.

A peça também conecta a mitologia iorubá aos ensinamentos herméticos de Hermes Trismegisto, mestre da sabedoria e da alquimia. Inspirada no álbum “A Tábua de Esmeralda” (1974), de Jorge Ben Jor, a trilha guia o público por uma jornada simbólica e espiritual.

Com 70 minutos de duração e classificação livre, o espetáculo é uma experiência sensorial e simbólica que convida o público a mergulhar nas potências do sagrado, da música e da palavra como instrumentos de resistência, memória e transformação.

Relacionados

10ohs5c1tkukq7f5gz1kidukt-1
exorbrc8y05tojzu3hu3aunay
2ks66xkc0636e8ystveizlskr

Receba atualizações na palma de sua mão e fique bem informado Siga o Canal do portal Ibotirama Notícias no WhatsApp

2025 | Ibotirama Notícias Todos os direitos reservados  Por DaQui Agência Digital

Rolar para cima