Fernanda Montenegro ainda tem medo da falência

Fernanda Montenegro, que completou 96 anos no dia 16 de outubro de 2025, tem uma preocupação antiga com o dinheiro e ainda teme a falência.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, a filha dela, Fernanda Torres, contou que cresceu ouvindo os pais repetirem que a família vivia “à beira da ruína” e que estava pronta para viver “em um lugar pequeno”.
É Fernanda Torres que tenta tranquilizar a mãe: “Mamãe, você trabalhou muito, relaxa.”
“Até hoje, mamãe fala: ‘Tem que ter três meses garantidos para frente’. Eu digo para ela que é um pouco mais”, relatou Fernanda Torres.
A atriz também lembrou que o pai, Fernando Torres, compartilhava das mesmas preocupações, especialmente com o Imposto de Renda, que o deixava aflito todos os anos.
Após sua morte, a família buscou ajuda profissional para organizar as finanças, e Torres aprendeu a planejar o orçamento anual, não apenas mensal.
Esse cuidado extremo tem raízes na origem modesta da atriz, filha de operários, e na instabilidade que marcou o início de sua carreira.
Fernanda Montenegro nasceu em 16/10/1929, no Rio de Janeiro. Seu nome de batismo, porém, é Arlette Pinheiro Monteiro Torres. Aos 15 anos, ela fez um concurso para ser locutora da Rádio Ministério da Educação e Saúde, atual Rádio MEC.
Ela foi aprovada e não demorou muito para também se interessar por radionovelas. Logo, resolveu adotar o nome artístico de Fernanda Montenegro e também dar aulas de português para estrangeiros, como forma de melhorar os rendimentos.
Em 1950, Fernanda Montenegro ingressou no teatro e, no ano seguinte, foi a primeira atriz contratada da recém criada TV Tupi. Já em 1954, transferiu-se para a Record e participou, entre outras, da primeira novela da história da emissora. Em 56, voltou para a TV Tupi, onde fez mais novelas e teleteatros.
Nos anos seguintes, ela teve novas passagens pela Tupi, além da Excelsior, TV Rio e Bandeirantes. Em 1981, Fernanda Montenegro foi contratada pela TV Globo.
O filme conta a história de um garoto pobre e analfabeto que ficou órfão da mãe e agora quer ir pro Nordeste atrás do pai. Dora, a personagem de Fernanda, o ajuda nessa missão.
Fernanda Montenegro é amplamente reconhecida como a maior atriz brasileira de todos os tempos. Ela recebeu 119 indicações a diversos prêmios.
A indicação de Fernanda Montenegro ao Oscar a tornou a primeira latino-americana e a única brasileira nomeada para Melhor Atriz nessa premiação. Em 2025, sua filha, Fernanda Torres, igualou o feito ao ser indicada pela performance em “Ainda Estou Aqui”.
Em 2021, ela foi a primeira atriz a entrar na Academia Brasileira de Letras. Ela é a primeira mulher a ocupar a cadeira 17 deste seleto time fundado por Machado de Assis em 1895.
Recentemente, Fernanda Montenegro protagonizou o filme “Vitória”, com direção de Andrucha Waddington e Breno Silveira, o longa é baseado em uma história real contada no livro “Dona Vitória da Paz”, de autoria do jornalista Fábio Gusmão. A obra retrata a luta da personagem para denunciar um esquema de tráfico de drogas na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro.

A atriz, aliás, retornou aos palcos em julho de 2025 após um período de férias. Como a própria anunciou à época.
Uma curiosidade: em 2024, a atriz entrou no Guinness Book, o Livro dos Recordes, ao registrar o maior público de uma leitura filosófica com o monólogo “A Cerimônia do Adeus”, texto de Beauvoir, para uma plateia de mais de 15 mil pessoas no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Relacionados

5fzhpqm3sjkr6t1f5k0fab2qv
7vs24hefajy6mzv8cz4qhwocx
9wlgml8j5s5vlikuwf1orp4zp

Receba atualizações na palma de sua mão e fique bem informado Siga o Canal do portal Ibotirama Notícias no WhatsApp

2025 | Ibotirama Notícias Todos os direitos reservados  Por DaQui Agência Digital

Rolar para cima