A Hospitalidade e o Outro Lado dos Negócios da Ferragamo na Toscana

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A associação do nome Ferragamo com sapatos é imediata. Ao transformar materiais diversos em molduras para os pés, Salvatore Ferragamo fez fama em Hollywood e criou em Florença um império que poderia seguir apenas baseado nessa atividade. Mas seus herdeiros foram além e hoje imprimem o lifestyle raro e atemporal em outras atividades que ilustram perfeitamente a elegância da marca.

Nunca é demais lembrar o começo da história da família – o talento incomparável para fabricar sapatos sob medida de Salvatore Ferragamo. Ele alcançou fama mundial e conquistou clientes icônicos como Sophia Loren, Audrey Hepburn, Marlene Dietrich e Marilyn Monroe.

O menino que abriu sua própria loja aos 13 anos, na casa da família em Bonito, no sul da Itália, emigrou para os EUA e criou figurinos e calçados que encantavam pela perfeição. Ao retornar à Itália, escolheu o Palazzo Spini Feroni, na Piazza di Santa Trinità, em Florença, para estabelecer seu prestígio.

Era o início de uma saga que atualmente revigora a identidade da família em hotéis exclusivos, restaurantes e propriedades campestres que enchem os olhos, as taças, os pratos, o corpo e o espírito com a grande bellezza italiana.

Após a morte de Salvatore, em 1960, Wanda Ferragamo e suas filhas e filhos expandiram a marca. Fiamma criou o sapato Vara e consolidou o Gancini (inspirado no gancho de metal dos portões do Palazzo Spini Feroni, sede da marca em Florença) como símbolo da Ferragamo.

Giovanna impulsionou a presença global, Fulvia desenvolveu a linha de seda e Massimo fortaleceu a marca nos Estados Unidos. Ferruccio e Leonardo modernizaram a gestão e levaram o nome Ferragamo à hotelaria com a Lungarno Collection. Leonardo comanda os hotéis boutique da coleção em Florença, enquanto Ferruccio lidera Viesca e Il Borro, dois refúgios na Toscana.




De frente para a Ponte Vecchio

Às margens do Rio Arno e diante da Ponte Vecchio, o Portrait Firenze sintetiza a sofisticação da Lungarno Collection, que combina o estilo mid-century com a dolce vita. Retratos de Salvatore Ferragamo e de celebridades mundiais em momentos fashionistas são complementados por arte contemporânea.

Divulgação

Suíte do hotel Portrait Firenze

O hotel tem 37 suítes e studios com vistas escancaradas para o panorama fiorentino – os destaques são a suíte na cobertura e a Penthouse Floor, com quase 300 metros quadrados. Chique, cool, discreto, minimalista – e totalmente relax –, o hotel é a escolha de celebridades e viajantes insider que vão à cidade. Os ambientes levam a assinatura do célebre designer Michele Bönan.

No térreo, o Caffè dell’Oro explora a gastronomia italiana contemporânea com influências internacionais sob o comando do novo chef Luca Armellino. Do café da manhã ao jantar, o salão aconchegante e as charmosas mesas externas são pontos disputados – tutti va bene com vista para a Ponte Vecchio, seja com um cappuccino perfeito pela manhã ou um Negroni florentino ao entardecer, acompanhado de Bao com recheio crocante de pancetta.

Divulgação

O Caffé dell’Oro, no térreo do hotel Portrait Firenze

Em Oltrarno, outro hotel cinco estrelas da coleção é o Lungarno, com o Picteau Lounge Bar e o restaurante Borgo San Jacopo, uma estrela Michelin, comandado pelo chef Claudio Mengoni.

Nos menus degustação, uma viagem pela Itália: o risotto de pecorino de Pienza com minialmôndegas de carne Chianina, o cannelloni de cordeiro com trufas negras e o semi-freddo com amêndoas crocantes. Garfadas inesquecíveis.

E cada prato pede um vinho à altura, entre os mais de 900 rótulos selecionados pelo sommelier Salvatore Biscotti, onde se destacam todos os grandes italianos – de fora, há exceção aos franceses (só de champagnes são 130 rótulos).


Pratos típicos toscanos

De frente para o Rio Arno, o Il Borro Tuscan Bistro é o lugar certo para brindar à vida com vinhos que trazem à boca a história do terroir, acompanhados de pratos tipicamente toscanos, feitos para compartilhar e com ingredientes sazonais organicamente cultivados na tenuta homônima.

Sob a supervisão do talentoso chef executivo Andrea Campani – maestro de todos os bistrôs e restaurantes do Il Borro, um toscano que conhece a fundo os sabores de sua terra –, pratos como o Pici al ragù toscano, a Ortollana all’erbe com vegetais, azeite, queijos e embutidos artesanais são servidos com requintada simplicidade. Um clássico instantâneo.

Depois do almoço no bistrô, dois minutos a pé levam ao coração da marca espalhada pelo mundo, o Museo Salvatore Ferragamo, dentro do medieval Palazzo Spini Feroni. Lá, os cerca de 10 mil modelos originais revelam sua visão inovadora com o uso de materiais diversos em exposições altamente imersivas e imperdíveis. O belo palácio também abriga a flagship boutique e os escritórios da marca.

Slow travel, fully living la dolce vita

De Florença, a jornada segue para o interior, onde a experiência ganha novos contornos. A 40 quilômetros, o Viesca Toscana permite ficar ainda mais próximo da história da família, na propriedade de campo de Salvatore e Wanda Ferragamo nos anos 1950.

Divulgação

Viesca Toscana, propriedade de campo da família de Salvatore e Wanda Ferragamo nos anos 1950, a 40 quilômetros de Florença

A casa, uma manor do século 16, evoca a atmosfera de Il Gattopardo, de Visconti, e é uma das sete villas imersas no campo. Além da piscina e do spa, há 20 suítes espalhadas pelas edificações da propriedade original – um mundo à parte, com uma mistura de rusticidade e elegância.

Os dias se sucedem entre passeios de bicicleta, tardes preguiçosas na piscina, massagens no spa e almoços ao ar livre ou na simpática sala do Il Borro Tuscan Bistro di Viesca, que prioriza os ingredientes sazonais em pratos como o Gnudi (típico nhoque toscano) de ricota e espinafre, fonduta de pecorino e trufa. O Viesca é ideal para a típica experiência de viagem regenerativa, tão procurada atualmente, temperada por história e amor familiar.

Outros 40 minutos de carro de Viesca e um grande portão indica o acesso de terra cercado por ciprestes. A partir dali, é preciso se preparar para o impacto de chegar a uma tenuta de 1.100 hectares com florestas, vinhedos, hortas, olival, criações de cavalos e ovelhas, campos, jardins, piscinas, spa e restaurantes, uma aristocrática mansão, villas e, supremo destaque, um autêntico borgo – vilarejo do século 12 no alto de um rochedo alcançado por uma ponte de pedra com pequena igreja e casas originais transformadas em suítes de absoluto bom gosto.

Divulgação

Ciprestes na entrada do Il Borro Relais & Châteaux, que foi lar das dinatistas Medici e Savoia

Estamos no Il Borro Relais & Châteaux, propriedade que, ao longo dos séculos, foi lar de famílias nobres, como as dinastias Medici e Savoia. Em 1993, Ferruccio Ferragamo adquiriu a propriedade, que frequentava desde a juventude, diretamente do amigo Duque Amedeo di Savoia-Aosta.

Junto com seus filhos, Salvatore, diretor-geral e responsável pela produção de vinhos, e Vittoria, que comanda as iniciativas de sustentabilidade e cultivo orgânico, Ferruccio renovou e expandiu o Il Borro, preservando sua rica história e tradição.

Divulgação

Propriedade adquirida por Ferruccio Ferragamo, em 1993

Il Borro encanta com suas belas acomodações em meio a paisagens toscanas intocadas. A aristocrática Pink Dimora Storica tem atmosfera delicada e refinada – com suas salas, 10 suítes, piscina e grandes jardins – serve de cenário perfeito para celebrações e grandes famílias.

No campo, as villas cercadas pelo verde garantem privacidade absoluta. Entre as joias da propriedade, o vilarejo medieval é o destaque, com suítes ocupando antigas casas restauradas com esmero, preservando afrescos, vigas expostas e detalhes em pedra.

Quem se hospeda aqui sente o ritmo calmo e autêntico do borgo milenar, com suas ruelas de pedra pontuadas, pequenas boutiques e ateliês de arte, cerâmica, sapatos e joias que preservam as tradições locais. No local, os hóspedes podem aprender com mestres, como os joalheiros Massimo e David, do Oro del Borro, e até criar peças personalizadas, imersos no saber artesanal que define o lugar.

Divulgação

Contato com a tradição: no Il Borro Relais & Châteaux, os hóspedes aprendem com os mestres a fazer joias

Il Borro Wines: 13 rótulos orgânicos

À frente da Il Borro Wines, Salvatore Ferragamo, neto do fundador da marca, mantém a tradição com uma vinícola 100% orgânica desde 2015. São 13 rótulos, com destaque para o supertoscano Il Borro, um blend refinado de Merlot, Cabernet Sauvignon e Syrah, além do espumante Bolle di Borro e do Petruna in Anfora, um Sangiovese fermentado em ânforas.

As degustações acontecem na monumental adega subterrânea, acessada por um túnel de pedra, enquanto a Galeria de Arte e Vinho reúne obras de Picasso, Warhol e Monet. A recente aquisição da Vinícola Pinino, produtora de Brunello di Montalcino, reforça a presença da família no mundo do vinho.

Divulgação

Cave da Il Borro Wines, vinícola 100% orgânica desde 2015, com 13 rótulos no portfólio

No Il Borro, a gastronomia é coisa séria. No Tuscan Bistro, um simples espaguete ao sugo de tomate orgânico revela a essência da cozinha local. Já na Osteria del Borro, a experiência Farm to Table ganha outra dimensão, com ingredientes da horta da propriedade e produtos locais elevados às alturas pelo chef executivo Andrea Campani e seu time.

O menu passeia entre clássicos e criações preciosas, da Bistecca alla Fiorentina ao delicado suflê de abóbora, cebola e queijo de cabra, ou o nhoque de castanha assada com carne de javali e grappa Il Borro. No salão elegante, com cozinha aberta e vista para o vale, o serviço é ultragentil e a adega faz parte do espetáculo – a escolha dos vinhos é um ritual à parte.

A sustentabilidade é um dos pilares da propriedade – e Vittoria Ferragamo, à frente dos projetos ambientais, lidera iniciativas que integram cultivo orgânico, preservação da biodiversidade e respeito aos ciclos naturais.

O Orto ocupa três hectares cultivados com hortaliças, ervas e grãos antigos; enquanto o rebanho de ovelhas garante um pecorino artesanal, as oliveiras fornecem azeite prensado no lagar da propriedade e as colmeias produzem mel puro e aromático. Tudo segue o ritmo da terra, preservando a autenticidade dos sabores e a conexão entre origem e mesa. Um luxo natural.

Seja na bela Florença, nas ondulantes colinas toscanas ou na elegância de outros hotéis da marca, como o Portrait Roma e o novo Portrait Milão, o legado Ferragamo se reinventa, mas não larga suas raízes. Sempre impecável em cada detalhe, sempre deliciosamente acolhedor.

O post A Hospitalidade e o Outro Lado dos Negócios da Ferragamo na Toscana apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Relacionados

0-300x200-1
GettyImages-2246425210-1-300x200-1
0O-principe-William-no-Earthshot-Prize-2025-300x200-1

Receba atualizações na palma de sua mão e fique bem informado Siga o Canal do portal Ibotirama Notícias no WhatsApp

2025 | Ibotirama Notícias Todos os direitos reservados  Por DaQui Agência Digital

Rolar para cima