
A Embrapa desenvolveu a BRS Tamani, uma nova cultivar de capim forrageiro que se destaca pelo alto valor nutricional, facilidade de manejo e maior eficiência no uso das pastagens. O material vem ganhando espaço em sistemas pecuários que buscam aumentar o retorno por área sem comprometer a sustentabilidade da produção.
Com foco no melhor aproveitamento do pastejo, a BRS Tamani contribui para atender a elevada demanda por forragem de qualidade, especialmente em períodos estratégicos da produção, como a desmama de bezerros.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Um dos diferenciais da BRS Tamani é o porte baixo, característica que favorece o pastejo uniforme, reduz perdas por pisoteio e melhora o aproveitamento da área. A alta densidade de folhas estimula o consumo pelos animais e contribui para maior eficiência alimentar.
Do ponto de vista nutricional, a cultivar apresenta elevado teor de proteína e boa digestibilidade, fatores que refletem diretamente no ganho de peso diário e no desempenho zootécnico. Por essas características, ela é indicada para sistemas de produção mais intensivos, que exigem estabilidade ao longo do ano e resultados consistentes.
A cultivar também se destaca pela versatilidade no uso agrícola. Devido ao porte baixo, tem sido amplamente utilizada no consórcio com a soja, sistema conhecido como antecipasto, bastante difundido no Brasil.
“A cigarrinha das pastagens é uma das principais pragas da nossa pecuária. Pensando nisso, selecionamos também a BRS tamane para a resistência à cigarrinha. A cultivar é resistente tanto às ninfas da cigarrinha quanto aos adultos, adicionando mais uma característica de relevância para o sistema produtivo”, destaca Mateus Santos da Emprapa gado de corte.
Segundo a Embrapa, o sucesso na implantação da pastagem depende da escolha adequada da cultivar e do momento correto de plantio, fatores essenciais para garantir produtividade, longevidade do pasto e sustentabilidade do sistema pecuário.
O post Nova cultivar de capim forrageiro amplia produtividade e reforça a sustentabilidade da pecuária apareceu primeiro em Canal Rural.








