Após ganhar destaque nacional ao apresentar a Linha de Cuidado da Pessoa com Fibromialgia em uma agenda promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta semana uma nova etapa de intercâmbio técnico no âmbito da Rede Colabora APS. Nesta segunda-feira (26), o município recepcionou representantes da Fiocruz e de secretarias de saúde de São Cristóvão (SE), Belo Horizonte (MG) e Vila Velha (ES).
A experiência de Barreiras foi apresentada em outubro no Rio de Janeiro, e no início deste ano, em Presidente Prudente (SP), e selecionada entre quase 500 iniciativas inscritas em todo o país, figurando entre as 30 mais relevantes no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir desse reconhecimento, o município passou a integrar um processo contínuo de cooperação técnica e troca de experiências entre cidades brasileiras.
A abertura da semana de intercâmbio contou com a presença do prefeito Otoniel Teixeira, do vice-prefeito Túlio Viana, da secretária municipal de Saúde, Larissa Barbosa, da subsecretária Erica Lacerda, do coordenador do Programa, Bruno Ramos, além de coordenadores, diretores e assessores da Secretaria Municipal de Saúde. Participaram ainda as intercambistas Séphora Santos e Tássia Leal (São Cristóvão/SE); Maria Fernanda e Jeane Pacheco (Espírito Santo); também Karen Leuzie e Flávia Souza, integrantes da Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas (ANFIBRO) e Norma Gnoatto Tomasi, da Associação das Fibromiálgicas de Barreiras (ABRACE).
Neste primeiro momento, os visitantes puderam conhecer a estrutura e os potenciais da Capital do Oeste, por meio das apresentações conduzidas pelo vice-prefeito Túlio Viana, pela secretária Larissa Barbosa e pelo coordenador Bruno Ramos, que detalharam a implantação e os resultados da Rede Humaniza Fibro no município.

Representando a Fiocruz, Tássia Leal destacou a relevância da troca de experiências proporcionada pelo intercâmbio. Participar desse momento em Barreiras é extremamente importante, porque aqui encontramos uma experiência sólida, construída a partir da realidade da atenção primária e com resultados concretos para os usuários do SUS. O aprendizado ofertado pelo município amplia nossa compreensão sobre o cuidado integral à pessoa com fibromialgia e fortalece o trabalho em rede entre os territórios, afirmou.
A secretária municipal de Saúde, Larissa Barbosa, ressaltou o orgulho e a dimensão do reconhecimento nacional alcançado por Barreiras. É um momento que nos traz muito orgulho, hoje vivemos um ciclo colaborativo que percorre todo o território brasileiro, e é uma grande satisfação receber essa etapa da Rede Colabora APS aqui em Barreiras, destacou.

Segundo a secretária, a troca de resultados com outros municípios e com a Fiocruz fortalece ainda mais a atenção primária. Todos que participam dessa rede também foram reconhecidos por experiências exitosas em seus territórios. Eles vêm para conhecer, mas também para contribuir. Esse é o grande objetivo da Rede Colabora APS: o intercâmbio de conhecimentos e experiências que qualificam o SUS em todo o país, completou.
O prefeito Otoniel Teixeira enfatizou a satisfação de Barreiras em sediar o intercâmbio. Receber profissionais de diferentes regiões do Brasil é motivo de alegria e reconhecimento pelo trabalho sério que vem sendo desenvolvido no município. Essa troca de experiências fortalece nossas políticas públicas de saúde e reafirma o compromisso de Barreiras com um SUS mais humano, resolutivo e próximo das pessoas, afirmou.

Programação do intercâmbio
Durante o intercâmbio, os representantes da Fiocruz participam, nesta terça-feira (27), de encontros com visitas às Unidades de Saúde do Jardim Ouro Branco e do Riachinho. Na quarta-feira (28), a programação segue com uma roda interdisciplinar no restaurante Cais & Porto, além do detalhamento de experiências na Unidade Leonídia Ayres. Já na quinta-feira (29), será realizada uma consulta coletiva de fibromialgia na Câmara de Vereadores, com encerramento no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, onde acontece o encontro final de troca de saberes.










