O segundo dia do intercâmbio técnico da Rede Colabora APS, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), destacou a experiência de Barreiras no cuidado à pessoa com fibromialgia na Atenção Primária à Saúde. Nesta terça-feira (27), representantes da Fiocruz e das secretarias de saúde de São Cristóvão (SE), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) visitaram serviços da rede municipal para conhecer de perto a linha de cuidado que vem dando projeção nacional ao município.
A programação da manhã começou na Unidade de Saúde da Família do Jardim Ouro Branco, com roda de conversa entre pacientes e equipes. A médica Ludmilla da Costa Bezerra Branco explicou que, após capacitação das equipes, o diagnóstico passou a ser feito na própria Atenção Primária. Hoje conseguimos realizar o diagnóstico aqui mesmo na unidade, com triagem, escore e encaminhamento ao programa. Isso tem ampliado o número de diagnósticos e permitido iniciar o cuidado mais cedo. Conseguimos amenizar a dor e levar qualidade de vida aos pacientes, destacou.

Durante a roda de conversa, a paciente Vanessa Gomes Batista, diagnosticada há oito anos, e no programa desde novembro, relatou o impacto do acolhimento. As dores são fortes e a memória falha, mas nas rodas de conversa a gente percebe que não está mais sozinha. Eu me senti acolhida, contou.

A experiência também chamou a atenção dos visitantes. Para Séphora Santos, representante de São Cristóvão (SE), o modelo desenvolvido em Barreiras é uma referência. Estamos captando o que está sendo colocado em prática aqui, os protocolos de atendimento. A ideia é reproduzir o que está sendo feito em Barreiras na nossa cidade, oferecendo um cuidado mais humanizado para que a gente possa abraçar ainda mais a nossa população, afirmou.

Ainda no período da manhã, a comitiva realizou visita técnica ao Centro de Atendimento à Mulher (CAM), onde conheceu a estrutura e os fluxos de atendimento da unidade. O coordenador do programa, Bruno Ramos, reforçou o caráter humanizado da iniciativa. Buscamos um atendimento individualizado, entendendo o que cada paciente precisa. Essa experiência está sendo compartilhada com as equipes que vieram conhecer o avanço de Barreiras , disse.

À tarde, a visita seguiu para a unidade de saúde do Riachinho, onde os participantes acompanharam novas vivências do programa, que está em expansão na rede municipal. A iniciativa integra o conjunto de experiências inovadoras do SUS acompanhadas pela Rede Colabora APS.










