Nubank recebe aprovação para operar como banco nos Estados Unidos

Nubank destaca que a mudança regulatória não afeta a identidade da marcaReprodução/Nubank

A Nubank, instituição de serviços financeiros brasileira, recebeu aprovação para atuar como banco nos Estados Unidos. A autorização inicial foi dada pelo Escritório do Controlador da Moeda (do inglês Office of the Comptroller of the Currency – OCC) do país norte-americano,  nesta quinta-feira (29). 

A aprovação condicional vai ampliar a presença operacional e a oferta de produtos da instituição de serviços digitais nos Estados Unidos. Sendo totalmente aprovada, a licença bancária nacional permitirá que o Nubank opere sob uma estrutura federal, facilitando o lançamento de contas de depósito, cartões de crédito, empréstimos e custódia de ativos digitais.

“Esta aprovação não é apenas uma expansão da nossa operação; é uma oportunidade de provar nossa tese de que um modelo digital-first, centrado no cliente, é o futuro dos serviços financeiros globais. Embora continuemos totalmente focados em nossos mercados principais no Brasil, México e Colômbia, este passo nos permite construir a próxima geração bancária nos Estados Unidos”, disse David Vélez, fundador e CEO da Nu Holdings, em comunicado.

A organização nos EUA será liderada pela cofundadora Cristina Junqueira. Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central (BC), atuará como Presidente do Conselho de Administração.

De acordo com a instituição, o Nubank entra agora na fase de organização do novo banco, que envolve o cumprimento de condições específicas do OCC, além das aprovações necessárias da Corporação Federal Asseguradora de Depósitos (do inglês FDIC – Federal Deposit Insurance Corporation) e do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos. 

Nessa fase, a companhia deve capitalizar a instituição dentro de 12 meses e abrir o banco em até 18 meses, conforme exigido pelos reguladores. O Nubank apresentou pedido de obtenção de uma licença bancária nacional ao OCC em 30 de setembro de 2025.

Crescimento global da Nubank

A instituição também realiza operações em países da América latina e central, como no México, com a subsidiária Nu México, que recebeu autorização para se organizar como instituição bancária da Comisión Nacional Bancaria y de Valores (CNBV) em abril de 2025 e aguarda sua aprovação para início das operações. 

No Brasil, o Nubank opera como uma instituição financeira totalmente regulamentada desde 2016 e anunciou recentemente sua intenção de obter uma licença bancária plena em 2026. Nos Estados Unidos, as ações do Nubank são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York desde 2021, sob o código NU.

O processo regulatório nos EUA é parte do plano anunciado pela empresa de estabelecer hubs estratégicos em Miami, na área da Baía de São Francisco, no norte da Virgínia e no Research Triangle da Carolina do Norte.

Relacionados

ea45xradge35yp9sfnc9wa13q
6p8bskd141o35h5vat6qcn651-1
4monw6d5vc61p1joi0ynwea88
Receba atualizações na palma de sua mão e fique bem informado Siga o Canal do portal Ibotirama Notícias no WhatsApp

2025 | Ibotirama Notícias Todos os direitos reservados  Por DaQui Agência Digital

Rolar para cima