O Carnaval 2026 está chegando com tudo. Assim, a famosa festa, tradicional no Rio de Janeiro, já conta com uma ordem pré-definida para os desfiles das escolas de samba. Em abril de 2025, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) realizou o sorteio que definiu a sequência das apresentações.
Pelo segundo ano consecutivo, os desfiles acontecerão em três noites. A atual campeã, a Beija-Flor de Nilópolis, se apresentará na segunda-feira (16).
Confira como ficou a ordem após o sorteio:
Domingo, 15 de fevereiro
1 – Acadêmicos de Niterói 2 – Imperatriz Leopoldinense 3 – Portela 4 – Mangueira
Segunda-feira, 16 de fevereiro
1 – Mocidade Independente 2 – Beija-Flor 3 – Viradouro 4 – Unidos da Tijuca
Terça-feira, 17 de fevereiro
1 – Paraíso do Tuiuti 2 – Vila Isabel 3 – Grande Rio 4 – Salgueiro
O sorteio
A Acadêmicos de Niterói, campeã da Série Ouro e promovida ao Grupo Especial; a Mocidade Independente, penúltima colocada; e o Paraíso do Tuiuti, antepenúltimo colocado, foram definidas, por regulamento, como as escolas responsáveis por abrir cada um dos três dias de desfile.
As demais escolas foram divididas em três grupos:
-Grande Rio (2ª colocada), Imperatriz Leopoldinense (3ª) e Viradouro (4ª); -Portela (5ª), Vila Isabel (8ª) e Unidos da Tijuca (9ª); -Beija-Flor (1ª colocada), Mangueira (6ª) e Salgueiro (7ª).
Dessa forma, nenhuma escola poderia desfilar no mesmo dia que as outras duas do mesmo grupo. Ao final do sorteio, foi permitida a troca de posições entre as agremiações, desde que dentro do mesmo dia de desfile.



















