A apresentação da Maison Valentino aconteceu na tarde de quarta-feira (28) em Paris. Era um look mais espetacular do que o outro, num encontro emocionante, em que a presença de Valentino Garavani se impôs por meio da mais alta forma de moda: a haute couture.
O diretor criativo Alessandro Michele nos convidou a “espiar” os looks através de portinholas instaladas na parede de salas em formato circular – uma referência às kaiserpanorama, cabines que ficaram populares no século 19 como forma de entretenimento, onde as pessoas podiam ver um carrossel de fotos com efeito 3D, como de paisagens de pontos turísticos famosos.
Specula Mundi, o nome da coleção, quer dizer “espelhos do mundo” em latim. Siga lendo para entender o porquê desse título e as pensatas que Michele promove por meio da moda.
Uma espiadela
Apesar de esquecidas, as cabines kaiserpanorama são consideradas as precursoras do filme. Elas começaram a “educar o olhar”, que passou a focar no que os olhos miravam pela lente do aparelho. Michele reflete sobre como esse ato de observação atenta se perdeu por meio da velocidade das imagens e da superexposição a mídias. E nos convida a voltar o olhar, com atenção e intenção, para a alta-costura: exatamente o oposto do nosso scroll frenético de cada dia. “Nesse aspecto, o ‘espelho do mundo’ reflete a roupa como um limite onde se aprende a pausar e contemplar o mundo”, escreve o designer.
Efeito Voyeur

Essa espiadinha na cabine tinha um tempo certo, para que o carrossel de imagens seguisse trocando a “foto”. Assim foi no desfile, em que as modelos performaram poses glamourosas no curto tempo de exposição. A respeito disso, Michele também traça um paralelo com o voyeurismo, a contemplação, o que é íntimo e o que é distante. Ali, a alta-costura – e seus detalhes preciosos – ganham ainda mais importância.
Coisa de cinema

Quem conhece os filmes clássicos de Hollywood vai reconhecer as referências de moda de um tempo único de glamour e beleza – beleza é palavra-chave, foco total do fundador, Valentino (um áudio sobre o tema, na voz dele, foi transmitido ao início da apresentação, ouça aqui). Bastante adornadas, como é o estilo de Michele, mas com um pouco menos interferência, os vestidos estão prontos para a próxima festa, cada um a seu estilo (a individualidade está em alta!). PS: que tal um manteau dourado, que lembra o trench coat de Humphrey Bogart em Casablanca?
A vez das plumas

Vamos ficar de olho nas plumas, que andam aparecendo por aí, e aqui são recurso para adicionar volume, enfeitar ou sofisticar ainda mais uma peça couture.
Mulheres & Valentino

Dakota Johnson, Kirsten Dunst, Lily Allen e Tyla estiveram na plateia do desfile. Do Brasil, Silvia Braz, Helena Bordon, Maria Braz e Livia Nunes. Todas very Valentino. Entre as modelos brasileiras brilharam Josefa Santos, Larissa Moraes e Julia Barucci.
A homenagem

É uma temporada intensa, cheia de emoção: são estreias, homenagens e algumas despedidas. No mesmo dia da apresentação do desfile de alta-costura de Valentino, Alessandro Michele, diretor criativo da maison, escreveu uma carta aberta para falar do legado do fundador da marca, Valentino Garavani (1932-2026), e da responsabilidade que ele (e outros designers) assumem quando passam a dar continuidade a um trabalho que, no fim das contas, tem a ver com a transmissão de um legado.
“A herança de Valentino Garavani se revela não meramente como um repertório extraordinário de imagens e invenções formais, mas como uma ética da criação. Uma prática calcada na crença de que criar é cuidar, e que a beleza consiste na atenção radical e paciente aos corpos e formas, ao tempo que os atravessa e os mantém em segurança.”
Na mesma carta, ele exalta o trabalho – que chama de praticamente invisível – de quem está nos bastidores, como as costureiras, os artesãos, bordadeiras e designers têxteis. Uma linda homenagem ao “Imperador” da moda.

























Donata Meirelles é consultora de estilo, atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.














