Carnaval é um verdadeiro teste de resistência. Blocos de rua, desfiles, festas ao ar livre e horas de movimento intenso sempre pedem demais não só do nosso corpo, mas também para as roupas.
Com altas temperaturas, sol forte, calor humano e muita transpiração, é importante se atentar ao tecido usado não só por estética, mas também por conforto, mobilidade e até para os inimigos do fim que não querem ir embora.
- Veja também: Prefeitura de SP disponibiliza programação do Carnaval de rua
A estrategista de imagem e estilo, Janaina Souza, nos ajuda a entender como o comportamento das fibras é fundamental para montar looks carnavalescos que funcionem durante o verão extremo, sem abrir mão do estilo. “No Carnaval, o tecido deixa de ser detalhe e se torna protagonista. Ele define se a roupa vai refrescar ou virar um incômodo ao longo do dia”, explica.
Carnaval é verão
No verão, já é importante optar por materiais que permitam a ventilação, no Carnaval, a necessidade aumenta. Muitas horas em pé, caminhando, dançando e sob exposição direta ao Sol.
Janaína afirma que, mais do que a modelagem, é o material que determina se a peça esquenta, absorve o suor e oferece liberdade de movimento.

A especialista também diz que tecidos inadequados podem comprometer toda a experiência: “Uma roupa bonita, mas feita com o material errado, pode fazer a pessoa desistir da folia mais cedo”.
Quando as fibras artificiais e sintéticas entram em cena
Viscose, modal e Lyocell, derivados da celulose, também são ótimas opções no Carnaval. “Eles têm toque macio, boa fluidez e uma sensação fresca no corpo, sendo ideias para peças soltas e esvoaçantes, inclusive em fantasias”. Afirma Janaína.
Já as fibras sintéticas, como poliéster, nylon e elastano tem uma função estratégica, já que esses materiais oferecem elasticidade, secagem rápida e resistência ao amassar, por isso que se torna uma ótima opção para tops, bodies, peças ajustadas, roupas com brilho e looks que exigem estrutura.
Tecidos tecnológicos para quem passa o dia na rua
Os tecidos tecnológicos são protagonistas para blocos longos e inimigos do fim. Desenvolvidos para oferecer secagem rápida, controle de suor e odor, toque refrescante e proteção UV, eles marcam todas as caixinhas de exigências para a folia.
“Malhas leves com elastano, poliamidas tecnológicas e microfibras esportivas garantem conforto, liberdade de movimento e menos desconforto causado pela transpiração intensa”, disse a especialista.
Guia rápido para arrasar no look
Segundo a especialista, quanto mais calor e movimento, mais o tecido importa. “Fibras naturais garantem frescor, tecidos artificiais trazem leveza e os tecnológicos entregam praticidade para longas jornadas”.
Para o Carnaval, escolher o look de forma estratégica é a melhor opção para curtir de forma mais intensa, com conforto, estilo e liberdade.











