Coalização pelos biocombustíveis é lançada para integrar ações entre Executivo e Legislativo

Foto: Canal Rural/reprodução

Com foco em desenvolver políticas públicas para ampliar o uso de combustíveis renováveis na matriz energética nacional, a Coalizão pelos Biocombustíveis foi lançada nesta quarta-feira (4), na Câmara dos Deputados.

A iniciativa reúne lideranças políticas, entidades representativas e instituições ligadas aos setores energético e agroindustrial. De acordo com a Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio), o objetivo é fortalecer a agenda de transição energética, acompanhar a regulamentação da Lei do Combustível do Futuro e consolidar o Brasil como protagonista global na produção de energia renovável.

“Os biocombustíveis são parte da solução para o Brasil e para o mundo. Temos capacidade instalada, tecnologia, produção sustentável e uma cadeia que gera emprego, renda e reduz emissões. A Coalizão tem suma importância como instrumento estratégico para o futuro do país porque ela nasce para dar unidade e força a esse debate, com responsabilidade e visão de longo prazo”, afirmou o presidente da entidade, Jerônimo Goergen.

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Inicialmente, a Coalizão é formada por quatro grupos: Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Frente Parlamentar do Biodiesel (FPBio), Frente Parlamentar do Etanol (FPEtanol) e Frente Parlamentar Mista da Economia Verde.

Em comunidade, os criadores destacam que a iniciativa nasce com o propósito de fortalecer o reconhecimento dos biocombustíveis como uma política de Estado, integrando energia, indústria, agropecuária e meio ambiente. Entre os pontos defendidos estão:

  • Estímulo à produção nacional;
  • Valorização da economia circular;
  • Uso de resíduos na geração de energia limpa; e
  • Adoção de critérios técnicos como a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), que mede o impacto ambiental completo dos combustíveis.

A iniciativa também defende o planejamento estruturado da substituição gradual dos combustíveis fósseis, com metas claras e mecanismos de financiamento, incluindo a criação de um Fundo Nacional para a Transição Energética.

A Coalizão pretende atuar junto ao Executivo e ao Legislativo na formulação de propostas, metas e instrumentos que fomentem o uso dos biocombustíveis no país.

O post Coalização pelos biocombustíveis é lançada para integrar ações entre Executivo e Legislativo apareceu primeiro em Canal Rural.

Relacionados

zequinha-marinho
senado01
Camara-dos-Deputados
Receba atualizações na palma de sua mão e fique bem informado Siga o Canal do portal Ibotirama Notícias no WhatsApp

2025 | Ibotirama Notícias Todos os direitos reservados  Por DaQui Agência Digital

Rolar para cima