Um homem acusado de ser um dos chefes do tráfico de drogas no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, foi preso em uma praia da Bahia.
Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais, Marcélio Alves de Souza, conhecido como “Tchelo”, é investigado por envolvimento em vários crimes nos últimos 30 anos. Ele foi preso nesta quinta-feira (5), e, nesta sexta, a Justiça decidiu manter a prisão preventiva.
? Clique aqui para seguir o canal do g1 Minas no WhatsApp
O criminoso foi encontrado graças às investigações sobre um homicídio no bairro Funcionários, Região Centro-Sul da capital mineira, em dezembro de 2025. A execução foi flagrada por câmeras de segurança.
A vítima, identificada como Júlio César Ferreira Peixoto, foi assassinada a tiros dentro de um carro (relembre o caso mais abaixo). A participação de Tchelo no crime não foi detalhada pelas autoridades policiais nem pela Justiça.
Vida luxuosa no sul da Bahia
De acordo com a polícia e o Ministério Público, Tchelo, de 46 anos, é um dos chefes da Organização Terrorista do Cafezal (OTC) e estava levando uma vida luxuosa em Prado, cidade no Sul do litoral baiano.
Ele tem três passagens pelo sistema prisional e era considerado foragido desde 2022 pela execução de um ex-integrante da OTC, Jonathan Rafael Vasconcelos Costa da Silva, vulgo “Toco”.
“Esse indivíduo representa um alvo prioritário das forças de segurança de Minas Gerais, haja vista o seu grau de domínio e de poder dentro do Aglomerado da Serra, um dos maiores da Região Metropolitana”, disse o delegado Felipe Freitas.
Transferido para BH em avião da PM
Após detido, o criminoso foi transferido para Belo Horizonte em um avião da Polícia Militar. Conforme o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), ele passou por audiência de custódia nesta sexta-feira (6) e teve a prisão preventiva mantida.
Se condenado pelos crimes pelos quais é investigado, Tchelo pode cumprir pena de mais de 20 anos de reclusão.
Homicídio flagrado por câmera
Um vídeo de câmeras de segurança registrou o momento em que um homem foi morto a tiros no bairro Funcionários, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, em dezembro de 2025 (veja vídeo abaixo).
Segundo a Polícia Militar, Júlio César Ferreira Peixoto, de 33 anos, estava no banco do motorista de um carro quando foi atingido por vários disparos. Dentro do automóvel, a perícia encontrou uma carta manuscrita que fazia referência a uma disputa entre facções criminosas na capital mineira.
Vídeo mostra execução de homem dentro de carro em BH
LEIA MAIS:
Vídeo mostra execução de homem dentro de carro em BH; carta sobre disputa entre facções é encontrada pela polícia
Homem é executado dentro de carro em BH
Redes sociais






