Barreiras: 20ª edição do Passeio Ecológico Panacan reúne centenas de pessoas em tradicional descida de boia pelo Rio Grande

A tradição, a natureza e a consciência ambiental se encontraram em mais uma edição do Passeio Ecológico Panacan, que chegou ao seu 20º ano de realização neste domingo (21). O evento, que já integra o calendário junino de Barreiras, reuniu centenas de pessoas em uma celebração de valorização do Rio Grande, um dos principais patrimônios naturais da Capital do Oeste.

O percurso teve início na comunidade de São José do CTI e seguiu até o Barrocão de Baixo, reunindo moradores de diversas localidades, famílias, autoridades e apaixonados pelo turismo ecológico. A tradicional descida de boia aconteceu em meio às belezas naturais do Rio Grande, proporcionando momentos de lazer, integração e conexão com o meio ambiente.

Mais do que uma atividade recreativa, o Passeio Panacan se consolida como uma iniciativa de incentivo ao ecoturismo e de fortalecimento da consciência ambiental. A programação envolveu jovens, adultos e crianças, reforçando a importância da preservação do rio e o sentimento de pertencimento das comunidades que convivem com esse importante recurso natural.

Participando de mais uma edição do evento, o prefeito Otoniel Teixeira esteve acompanhado do vice-prefeito Túlio Viana e do secretário de Infraestrutura, Bruno Castro. Para o gestor, a realização do passeio ao longo de duas décadas demonstra a força de uma iniciativa que une cultura, esporte, turismo e preservação ambiental.

“Chegar à 20ª edição do Passeio Panacan é motivo de orgulho para Barreiras. Essa é uma tradição que valoriza nossas comunidades, aproxima as pessoas e fortalece a relação da nossa população com o Rio Grande. Além desse momento de lazer, é também uma oportunidade de despertar a consciência sobre a importância de preservar esse patrimônio natural que faz parte da nossa história e da identidade do nosso povo. A Prefeitura reconhece e apoia iniciativas como essa, que promovem o turismo sustentável e mantêm vivas as nossas tradições”, destacou.

Ao final do percurso, os participantes se reuniram na comunidade do Barrocão de Baixo para o tradicional almoço coletivo, acompanhado de muita música junina e momentos de confraternização. O encerramento marcou mais uma edição de sucesso do evento, que segue fortalecendo os laços entre as pessoas, a cultura local e o cuidado com o meio ambiente.

Dircom/PMB

Relacionados

DSC_63b6
8974_1000429575

Receba atualizações na palma de sua mão e fique bem informado Siga o Canal do portal Ibotirama Notícias no WhatsApp

2025 | Ibotirama Notícias Todos os direitos reservados  Por DaQui Agência Digital

Rolar para cima