A festa já começou no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, e a Mocidade Unida da Mooca foi a primeira a desfilar nesta sexta-feira (13), estreando a primeira noite de desfiles do Grupo Especial de São Paulo. No ano passado, a MUM se tornou a vice-campeã do Grupo de Acesso e este ano contou com a presença de Valeska Reis, como a Rainha de Bateria.
- Leia mais: Tempo real: acompanhe os desfiles das escolas de samba de SP
Desde 2023 na escola, a musa mostrou que ocupa um lugar que vai muito além do posto de rainha. À frente da “Chapa Quente”, da Mocidade Unida da Mooca, movimentou a noite ao lado de outros integrantes, como: Renan Ribeiro, Emerson Dias, Gui Cruz e Ste Oliveira.
A Mocidade Unida da Mooca (MUM), estreante no grupo especial, apresentou o enredo “GÈLÈDÉS – Agbara Obinrin”, uma homenagem ao “Geledés – Instituto da Mulher Negra”, fundado por Sueli Carneiro. O objetivo do desfile foi mostrar a força da mulher negra para a avenida.
Além disso, contou com o samba-enredo que levou o nome “Odudua Ayê Ô! Ayê Ayê! Alábàṣẹ Omo”, composto por Lucas Donato, Gui Cruz, Aquiles da Vila, Fabiano Sorriso, Marcos Vinicius, Vitor Gabriel, Biel, Mateus Pranto e Willian Tadeu.
Entre as estrelas que brilharam como destaques no desfile da Mocidade Unida da Mooca, estão nomes como a deputada Erika Hilton e a filósofa Sueli Carneiro.
A agremiação cruzou a linha final em cima da hora, mas conseguiu cumprir o cronograma e encerrou o desfile dentro do tempo determinado, sem sofre penalizações.
Samba-enredo da Mocidade Unida da Mooca
Quero ver, Casa-Grande vai tremer No meu Quilombo é noite de Xirê! A Mooca faz revolução É Geledés: A libertação!
Odudu Ayé (bis) Odudu Ayé oh ayé ayé Alabasé omó
Silêncio! Nesta noite de Efé Incorporo meu axé No Itã da criação Ao sagrado feminino Ofereço meu destino Num ritual de devoção
É grandioso o poder das Yamis O oriki é acalanto às Yabás Ê Kalunga, marejou…saudade! Consagro meu ori aos ancestrais
Odoiá! Yemanjá Odò! (bis) A mãe de todas tem a nossa cor Oromimá, Oraieieô, Oraieieô Oxum Deusa do ouro, um tesouro do Orun!
Cada preta que passa por mim Refaz o caminho de tantas Iyás Faz levante, coletivo, irmandade Ostenta o guelé por igualdade Resiste na pele do tambor, encara o opressor Guerreira, guardiã: Vem ser mais uma, mulher
A voz que espalha o bem Ninguém solta a mão de ninguém Na caminhada por um novo amanhã!
Horário dos desfiles desta sexta-feira (13)
23h: Mocidade Unida da Mooca;
0h05: Colorado do Brás;
1h10: Dragões da Real;
2h15: Acadêmicos do Tatuapé;
3h20: Rosas de Ouro;
4h25: Vai-Vai;
5h30: Barroca Zona Sul.
Sábado (14)
22h30: Império da Casa Verde;
23h35: Águia de Ouro;
0h40: Mocidade Alegre;
1h45: Gaviões da Fiel;
2h50: Estrela do Terceiro Milênio;
3h55: Tom Maior;
5h: Camisa Verde e Branco.














