A apresentadora Astrid Fontenelle usou as redes sociais nesta terça-feira (23) para se pronunciar após ser alvo de críticas por um comentário feito em uma publicação do empresário Rodrigo Branco. A postagem em questão continha um pedido de desculpas feito por Branco após sua condenação por insultos racistas contra Thelma Assis.
Diante da repercussão negativa, Astrid publicou um vídeo explicando sua posição e reconhecendo que cometeu um equívoco ao comentar o caso. Segundo a apresentadora, a reflexão foi motivada, em grande parte, por uma conversa com seu filho, Gabriel, que é negro e a alertou sobre a gravidade da situação.
Apresentadora reconhece erro
No pronunciamento, Astrid explicou que inicialmente não pretendia se manifestar sobre o episódio, mas acabou deixando uma mensagem na publicação do empresário. Ela contou que Rodrigo Branco chegou a procurá-la para falar sobre o assunto, mas que não quis se envolver diretamente na discussão.
Em seguida, a apresentadora admitiu que sua postura foi inadequada ao tratar o caso como um erro, e não como um crime.
“Errei e no seguinte aspecto: eu falei: ‘errou, mas cometeu um crime’. E isso precisa ser martelado. E eu chamei ele para a luta antirracista. Errei de novo”, afirmou.
Conversa com o filho motivou reflexão
Astrid relatou que passou a compreender melhor a dimensão do problema após conversar com Gabriel, que já havia alertado sobre a repercussão de seu comentário.
“Aprendi hoje um pouco melhor o tamanho e a dimensão que é o pacto da branquitude. O Gabriel estava aqui falando: ‘eu falei’”, contou.
A apresentadora também afirmou que o empresário deve responder pelos atos cometidos e que as consequências não se limitam à esfera judicial.
“Eu falei pro cara: para de palhaçada, você cometeu um crime, ponto final, paga, paga o que deve na Justiça. E as outras coisas vão ser impostas pela vida, perda de trabalho, de amizade que ele lamenta. Enfim, tem muita coisa a perder, porque se tem gente que perde muito mais, é quem sofre o racismo”, declarou.
Filho de Astrid comenta o caso
Nos comentários da publicação, Gabriel Fontenelle também se manifestou sobre o episódio e detalhou a conversa que teve com a mãe após ver a mensagem publicada por ela.
Segundo ele, os dois já haviam debatido anteriormente questões relacionadas ao racismo e à responsabilização de quem pratica esse tipo de crime. Gabriel afirmou que pediu para a apresentadora apagar o comentário e reforçou a importância de não minimizar atitudes racistas.
“Falei muito com mamis sobre assim que vi que ela comentou. Nós realmente já tínhamos discutido sobre essa questão e sobre o racista. Pedi pra ela apagar o comentário”, escreveu.
Ele também criticou a ideia de tratar casos de racismo como simples erros e destacou que a condenação de Rodrigo Branco ocorreu apenas seis anos após os fatos que motivaram o processo.
“Não existe a palavra ‘erro’ quando se trata de crime; não existe ‘parabéns pela coragem de se posicionar com humildade’. Ele só se posicionou quando apertou, só quando a reputação dele virou jogo de gigantes. Seis anos. Seis anos”, afirmou.
Por fim, Gabriel ressaltou a importância de reconhecer que o racismo é crime e que seus autores devem ser responsabilizados. “Demoramos anos para que fosse tratado como crime, falta dizer que quem comete é criminoso”, concluiu.







