A Acadêmicos de Niterói desfila neste sábado (15), na abertura do Grupo Especial da Marquês de Sapucaí com a presença de Dira Paes, exaltando a trajetória de Luís Inácio Lula da Silva.
A atriz, de 56 anos, representa Eurídice Ferreira de Melo, a Dona Lindu, mãe nordestina que migrou do sertão de Pernambuco em busca de uma vida melhor para seus filhos. A história é contada no enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.
- Veja também: Domingo de Carnaval toma as ruas do Rio de Janeiro desde cedo
Nos bastidores, durante a visita ao barracão, Dira Paes demonstrou entusiasmo ao posar com a camisa da Escola e comentar a emoção de homenagear uma figura real e de forte impacto social e histórico para o Brasil.
O enredo
A escola exalta a trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva como símbolo de superação e esperança, iniciando a narrativa no sertão pernambucano, com Dona Lindu sob o mulungu, árvore da esperança.
Seguindo com a migração em pau de arara para o ABC Paulista, em fuga da seca e da pobreza para garantir o futuro aos filhos.
Ao longo do desfile, a escola percorrerá a liderança operária, as greves contra a ditadura, criação do PT e da CUT, prisões políticas e detenções consideradas injustas nos anos recentes.
O percurso culmina nos governos marcados pelo combate à fome, inclusão social e defesa da soberania nacional. Encerrando a apresentação com uma mensagem de esperança.
O desfile também conta com a presença de Paulo Vieira e crianças, representando o presidente em diferentes fases da vida.



















