Carnaval é a maior festa popular brasileira, se espalhando de diversas formas pelo Brasil inteiro. É quando mergulhamos em brilho, maquiagens, looks inesquecíveis e irreverentes… Mas também temos muito suor, calor, noites mal dormidas e horas sob sol e poluição.
O resultado? Uma ressaca que pode ir muito além da bebida alcóolica. Quando falamos desses fatores reunidos, falamos automaticamente sobre estresse cutâneo e capilar. Quando a gente mergulha no nível molecular então… Nem queira saber.
Mas vim aqui, no meio do carnaval, pra te poupar de ter que ir catar um balde pesadíssimo de tantos dias deixando a sua pele e cabelos em segundo plano. Então vamos usar o melhor da ciência pra nos cuidarmos sem que isso tome tanto tempo e comprometa a folia?
Primeiro, vamos entender os problemas, pra entendermos as soluções, ok?
Estresse oxidativo
Ele mesmo. Aquele que a gente combate com os nossos queridos antioxidantes. A radiação UV gera espécies reativas que são como kamikazes dentro de nossas células. Imagina que nossa célula é uma máquina de pinball e que a radiação solta milhares de bilhas pra detonar as estruturas internas. Nem nosso DNA é poupado. Com isso, temos: fotoenvelhecimento, perda de elasticidade, manchas e inflamação subclínica. Fora o aumento do risco de câncer de pele. Sabia que os danos podem se revelar até 20 anos depois?
Comprometimento da barreira cutânea
Todo mundo suando, cheio de glitter – que se não for biodegradável, é basicamente um pedaço afiado de plástico acabando com a nossa pele. Fora que, na pressa, muita gente tira a maquiagem de forma apressada e agressiva. Nossa barreira cutânea vai pro espaço. E com isso, temos: sensibilidade, ardência, acne por efeito rebote e até mesmo dermatite irritativa. Tudo o que a gente não quer depois de festejar.
Acne carnavalesca
Glitters, fixadores, uso prolongado da maquiagem, remoção inadequada, falta de higiene da pele, desidratação, consumo de álcool e alimentos gordurosos… Isso tudo forma um combo que pode gerar: proliferação da Cutibacterium acnes, inflamação folicular e acne mecânica.

E isso é só falando da pele. Ainda temos todos esses danos aplicados ao cabelo, que sofre com o estresse térmico e de exposição aos raios UV, fora os produtos de coloração e fixação que podem ressecar e danificar os fios, chegando também à exposição excessiva do couro cabeludo ao sol, o que pode gerar queimaduras.
Mas não adianta mostrar o problema sem oferecer as soluções, né?
E, pra isso, tenho uma lista de dicas que podem poupar a sua pele dos danos e ajudar a recuperar os danos já causados pelo excesso de… Bom, de tudo, né? (Sejamos sinceros entre a gente)

Antes de sair de casa:
O ditado já dizia: melhor prevenir que remediar.
Quando se trata de pele, nada como hidratantes ricos em ceramidas, colesterol e ácidos graxos para ajudar na manutenção da barreira lipídica. E isso vale para o corpo todo. Ajude o seu corpo a não perder toda a hidratação pela pele.
Ativos como niacinamida, que ajudam a reduzir a inflamação e melhorar a função da barreira da pele e ácido hialurônico, que hidratama e proteger a pele da desidratação serão grandes aliados. Mas nada como uma boa vitamina C pra complementar esse trio campeão em todas as categorias. Com ela, você ajuda a prevenir o estresse oxidativo e dá um descanso futuro para a sua pele.
Proteção solar não pode ser nem uma questão. É usar e pronto. Sabe vida adulta? Então… É o mínimo. Você já está correndo o risco de desidratação se não souber equilibrar o álcool com hidratação. Ainda quer uma cobertura de insolação? A pele sofre com o calor e a proteção solar vai ser essencial para a saúde da sua pele. E hoje em dia temos fórmulas de alta resistência que substituem a base e, para o corpo, protetores solares com efeito glow que combinam demais com o brilho do carnaval.
Pros cabelos? Proteção térmica é a palavra-chave! Séruns, Leave-ins e óleos com proteção térmica vão poupar o seu cabelo dos danos do sol e do calor. Inclusive já temos linhas especificamente para exposição solar que farão toda a diferença para quem gosta de acordar cedo e já se jogar nos blocos.

A hora da volta.
O cenário: Você tá exausto, pulou o que tinha que pular e agora tem que tirar todo o glitter do rosto e todo o brilho do corpo e cabelos. Calma. Tem produtos e truques que te salvam demais nessa hora. Cola aqui comigo.
Pro rosto: essa dupla vai te salvar. Anote para a sua vida! Para retirar o glitter, use fita crepe ou fita adesiva e vá retirando todo o brilho. Nada de esfregar e acabar com a integridade da sua pele. Já ficou com a pele ardendo depois de retirar glitter assim? Pois é. Você ralou a cara no asfalto, só que em casa, amiga. Tirou o glitter? Agora é hora de tirar até a última sujidade da sua pele. E, pra isso, ninguém supera esse reizinho: o cleansing oil. Ele vai retirar tudo: protetor solar, oleosidade, poluição, maquiagem da mais blindada, adesivo pro strass… Massageie na pele seca e depois veja a maravilha dessa mudança de fórmula ao ser ativada pela água. Se sentir necessidade, faça a limpeza dupla usando o gel de limpeza da sua preferência. Não sobra nada!
Pele limpa, hora de cuidar do estrago. Nessa hora, se agarra nesses ativos aqui: Vitamina B5 – ou pantenol, Centella asiática, peptídeos e ácido hialurônico. Não precisa ser todo mundo não. Tô te dando opção para você vasculhas aí na sua bancada. Mas uma vitamina B5, olha… é tudo o que a sua barreira cutânea tá te pedindo. Então prioriza essa mocinha, que vai fazer toda a diferença.
E o corpo? Um óleo de banho tira até os seus pecados e ainda te deixa com a pele super hidratada, mas sem pesar. A melhor maneira de se cuidar e manter a pele hidratadinha, mas sem ter tanto trabalho. Afinal, não conheço um que chegue em casa de um batidão de carnaval ainda cheio de energia pra fazer um cuidado longo e complexo. Seria o ideal? Sim. Mas aqui a gente tá com o pé no chão da realidade. Se sobrar energia, um hidratante regenerador é incrível. Ou então o bom e velho gel de aloe vera, pra acalmar tudinho.
E meus cabelos? Em primeiro lugar, um bom shampoo. Sim, lavar o cabelo no fim do dia é chato. Mas pior ainda é imaginar o seu couro cabeludo sufocado ali de tanta sujidade só querendo respirar. Póbi da Ker….atina. Depois, pode se jogar em uma máscara acidificante, pra fechar essas cutículas, ou fazer a reposição de ceramidas e lipídeos. Se joga na regeneração e na nutrição, que é sucesso, viu?
E antes que eu me esqueça, o cuidado também vem de dentro pra fora. Então tente equilibrar a folia com pelo menos 6 horas de sono, beba muita água, e busque se alimentar de forma equilibrada. Pensa que você está se alimentando pra uma maratona. Todo esse combustível se transforma em menos estresse pro seu organismo que já está bastante preocupado se vai conseguir chegar em casa com o celular na doleira ou já vai preparar a mensagem padrão dos stories do instagram, né?
Curtir o carnaval é celebrar nossa brasilidade da melhor forma possível. E você não precisa abrir mão disso. Mas com poucos passos e estratégia, você curte tudo o que deseja sem precisar pagar a conta depois do carnaval. Afinal, depois dele, o ano começa com força total!
Boa folia, gente!









