A emoção, a criatividade e a superação tomaram conta da passarela do samba de Niterói durante o primeiro dia de desfiles das agremiações, nesta sexta-feira (6). Mesmo sob a chuva, o público aproveitou o espetáculo das oito agremiações da Série Ouro com entusiasmo. Foi a primeira vez que elas pisaram na nova passarela em linha reta. O local parece ter agradado o público, os organizadores e os componentes.
A nova estrutura contou também com uma iluminação cênica instalada pela Prefeitura de Niterói que deu um brilho especial a performance dos participantes das escolas. Os carros alegóricos e fantasias realçaram o brilho das alegorias. A iluminação também foi projetada sobre os monumentos ao longo do caminho, criando um show inédito na cidade.
Durante os desfiles, as escolas mostraram força, empolgação e muita garra para cantar em baixo da chuva. Algumas agremiações reeditaram sambas consagrados de outros carnavais, embalando o público que não perdeu o ritmo. Segundo a prefeitura, a nova configuração da passarela foi resultado de diálogo com a Associação das Escolas de Samba de Niterói e segundo um dos organizadores da associação, o local garantiu uma evolução mais fluida e dinâmica para os desfiles.
“A mudança para o formato em linha reta foi sensacional. A decisão foi construída junto com as escolas, e o resultado está aí: um desfile mais bonito, valorizando ainda mais as agremiações e garantindo conforto ao público”, destacou o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), André Bento. Neste sábado (7), será a vez das escolas da Série Especial encantarem a avenida. No domingo (8), outras agremiações encerram a maratona de desfiles no Caminho Niemeyer. Os desfiles são gratuitos e começam pontualmente às 20h. Haverá transmissão ao vivo dos desfiles por todas as redes sociais da Prefeitura de Niterói.
Blocos de carnaval
O bloco “Não é Não” abriu oficialmente os desfiles na sexta-feira (06), no Caminho Niemeyer. Alinhado com a campanha “Carnaval sem assédio”, lançada pela Prefeitura de Niterói, o cortejo organizado pela Secretaria Municipal da Mulher reforçou a importância do respeito e do enfrentamento ao assédio durante a folia. Sob os slogans “Minha fantasia não é convite” e “Meu sorriso não é permissão”, o bloco arrastou foliões e promoveu alegria com respeito e segurança para todas as mulheres que participaram.
Breve história do Bloco “Não é Não” A estreia nas ruas foi em 2019. Já são oito anos de história que virou tradição de carnaval com muita alegria. O bloco foi criado para reafirmar o direito das mulheres e promover a luta por igualdade. Segundo a organização do bloco, a ação de aproveitar a festa para levar esta mensagem está dando resultados.
A folia teve a participação da primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Sixel Neves que demonstrou animação:
“Em momentos de festa, como jogos de futebol, Carnaval ou grandes eventos, infelizmente a violência muitas vezes se intensifica. Por isso, este também é um momento de reafirmar comportamentos de respeito, lembrando que só vale a alegria consentida. Estamos muito animadas para desfilar e curtir a folia aqui em Niterói, que tem o melhor Carnaval do Brasil.”
De acordo com a prefeitura, a estrutura montada no Caminho Niemeyer para o carnaval conta com o Espaço Lilás, localizado próximo ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT). O local servirá para atender e dar orientações às foliãs caso seja necessário.
Veja a programação:
Sábado (07/02) – Grupo Especial
- 20:00: Sabiá
- 20:45: Império de Araribóia
- 21:30: Império de Charitas
- 22:15: Alegria da Zona Norte
- 23:05: Souza Soares
- 23:50: Folia da Viradouro
- 00:35: Magnólia Brasil
- 01:20: Experimenta da Ilha da Conceição
Domingo (08/02) – Série Prata & Avaliação
- 18:00: Data Venia Doutor
- 18:35: Galo de Ouro
- 19:10: Bem Amado
- 19:45: Mocidade Independente de Icaraí
- 20:20: Acadêmicos da Ponta da Areia
- 20:55: Balanço do Fonseca
- 21:30: América Samba e Paixão (Avaliação)
- 22:00: Bugres do Cubango (Avaliação)
- 22:30: Acadêmicos do Largo da Batalha (Avaliação)











