A Amazon confirma que irá cortar cerca de 16 mil funcionários em uma nova rodada de demissões globais, após um e-mail interno ser enviado a funcionários por engano.
A empresa ainda anunciou o fechamento de cerca de 70 lojas físicas remanescentes das marcas Amazon Fresh e Amazon Go, enquanto amplia a atuação da rede Whole Foods Market, no mesmo dia em que confirmou os cortes.
Segundo a BBC, o e-mail mencionava desligamentos no Canadá, Estados Unidos e Costa Rica como parte de um esforço para “fortalecer a empresa” e foi rapidamente cancelado.
- Veja também: Executivos da Amazon anunciam corte de 14 mil empregos
A empresa de tecnologia confirmou oficialmente os cortes, na madrugada de quarta-feira (28) alegando que a medida faz parte de um plano para “eliminar a burocracia” e tornar a empresa mais ágil.
A Amazon, que emprega cerca de 1,5 milhão de pessoas no mundo, sendo 350 mil cargos corporativos, não detalhou quais áreas serão afetadas.
Exposição do “Project Dawn”
Tudo começou na terça-feira (28), quando um rascunho de e-mail escrito pelo vice-presidente sênior da Amazon Web Services (AWS), Colleen Aubrey, onde foi incluído um calendário enviado a diversos funcionários. O título desse convite tinha referência ao Project Dawn, ou Projeto Amanhecer, codinome usado para identificar demissões.
A empresa afirma no texto do e-mail que os cortes são parte de um trabalho iniciado há mais de um ano para acelerar as decisões voltadas aos clientes e aumentar a responsabilidade das equipes. Um ex -funcionário informou para a BBC que as demissões já eram esperadas e o entendimento interno era de que a Amazon poderia chegar a cerca de 30 mil cortes no total, somando as diferentes fases do processo.
Mudança de cultura e reestruturação
Após a saída do cargo de CEO do fundador da Amazon, Jeff Bezos, o sucessor Andy Jassy liderou diversas rodadas de demissões e mudanças na cultura corporativa. Uma delas, a exigência de trabalho presencial cinco dias por semana, que é incomum em empresas de tecnologia atualmente.
Também foram intensificadas as medidas de redução de custos. De acordo com a BCC, relatórios apresentam monitoramento do uso de celulares corporativos na AWS, para limitar um reembolso mensal de US$ 50, por exemplo. Andy afirmou recentemente para funcionários que a empresa vive “um momento de repensar em tudo”, diante de um mundo que muda de forma acelerada.














