Neste final de semana, o carnaval volta a acontecer no Rio de Janeiro. O Circuito Preta Gil receberá dois mega blocos para encerrar a festa oficial da cidade. No sábado (21) terá o Bloco da Anitta, e no domingo (22) o público se prepara para receber o Monobloco, ambos começarão às 9 horas.
Bloco da Anitta
O trio da cantora vai sair do início da Rua Primeiro de Março e vai até a Presidente Antônio Carlos, as duas avenidas que compõem o Circuito. A concentração começa às 7 horas . A organização do evento orienta aos foliões a levarem apenas os pertences necessários e mantê-los protegidos o tempo todo durante o percurso. Aos foliões que decidirem levar crianças, o recomendado é tomar muito cuidado e marcar um local de encontro para caso alguém do grupo de amigos se perca.
Monobloco
O tema escolhido para o desfile do Monobloco neste ano será “Pode Entrar que a Casa é Sua”. Este é um grande convite aos foliões chegarem para curtir o último dia do calendário festivo com as músicas de maior sucesso do cortejo como: “Taj Mahal”, “Fio Maravilha” e “Explode Coração”. Mas alguma s novidades foram acrescentadas ao repertório do grupo especialmente para este carnaval. Os músicos farão uma homenagem ao compositor Arlindo Cruz cantando as músicas “O show tem que continuar” e “Samba de Arerê”. A cantora Preta Gil também será lembrada durante o percurso com os hits Só o Amor” e “Sinais de Fogo”.
Durante o cortejo deste ano, o Monobloco vai cantar músicas de seu novo álbum, “Mar de Aragão” gravado somente com composições de Jorge Aragão. Segundo o vocalista do grupo, Pedro Luís, desde 2024, quando o grupo foi homenageado pelo compositor com a música “Toca esse Tambor”, o grupo decidiu gravar um álbum com as composições do sambista.

O público terá novidades durante o cortejo. A comissão de frente do bloco está maior e preparou coreografias especiais para a abertura do desfile. Á música “Sinais de fogo” vai abrir o cortejo e esta será também a primeira vez que a comissão vai interagir com a bateria.
A concentração está programada para 7 horas no domingo (22), na Rua Primeiro de Março. O desfile começará às 9 horas.
Funcionamento do metrô
No sábado (22) e no domingo (21) o metrô voltará ao esquema de carnaval e funcionará 24 horas para a tender aos foliões que vão assistir ao desfile das campeãs na Marquês de Sapucaí. Então, a partir das 5 horas de sábado (22) até 23h do domingo, a melhor opção de transporte para o centro da cidade será o metrô.
Para quem vai curtir os mega blocos, a estação mais próxima é a Carioca. O ideal é descer neste ponto e ir andando até a Rua Primeiro de Março. Segundo a concessionária, a Linha 2 vai circular entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai até o Jardim Oceânico. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feito na Central do Brasil ou na General Osório.
Funcionamento das barcas
As barcas também são uma boa opção de transporte. Segundo a concessionária, no sábado (21), com o bloco da Anitta, e no domingo (22), com o Monobloco, a linha Arariboia vai operar em esquema especial, com intervalo de 20 minutos nos períodos das 7h às 10h e das 12h às 15h, com viagens extras.
As linhas Charitas e Cocotá não vão circular, enquanto Paquetá e Divisão Sul manterão a grade regular de fim de semana.
Hidratação
A Cedae vai distribuir água para quem for aproveitar os dois blocos no final de semana. A expectativa da companhia é fornecer mais de 70 mil litros de água durante a programação. Os pontos de hidratação estarão localizados no Palácio Tiradentes, na Praça do Expedicionário e em frente à Avenida Almirante Barroso, no centro. Já na Praça XV, ao lado do Paço Imperial, haverá um superbebedouro, com capacidade para 6 mil litros, para reforçar o atendimento. As “bicicletas-pipa” também estarão a disposição do público e seguirão como comissão de frente, distribuindo água durante o cortejo.













