O porto-riquenho Bad Bunny, um dos mais destacados artistas latinos da atualidade, se apresentará no Allianz Parque, em São Paulo, na próxima sexta-feira (20/02) e no sábado (21/02), às 21 horas.
O cantor e compositor chegou ao sucesso interpretando reggaeton, um dos sons latinos de Porto Rico.
O atual show terá como destaque o álbum DeBÍ TiRAR MáS FOToS, obra que consideramos como um dos melhores lançamentos do ano passado.
Prova disso foram os Grammy Latino e Grammy Award recebidos pelo autor.
BB
Nascido Benito Antonio Martínez Ocasio, em 1994, no município de Bayamón, em Porto Rico, um estado livre associado aos Estados Unidos, Bad Bunny completará 32 anos no próximo 10 de março.
Em uma década de carreira, partiu de um promissor cantor de reggaeton para ser uma das estrelas do pop que mais brilham, colocando, ainda mais, sua ilha de Porto Rico na rota da música mundial.
Seguiu os passos de seus conterrâneos José Feliciano, Ricky Martin e Luis Fonsi, mas com uma projeção muito maior.
Líder
Bad Bunny está se consolidando como uma grande liderança da América Latina.
Isso sem precisar da máquina de governos ou partidos políticos. O artista já estava colocando seu nome na história da música latina.
Ele inovou introduzindo no reggaeton outros gêneros musicais de Porto Rico, como a bomba e a plena, além de somar a seu som o trap e a salsa.
Agora, com a defesa das raízes latino-americanas, da cultura de sua terra e de sua língua, resgata um sentimento de pertencimento que estava quase adormecido.

Super Bowl
Sua participação no show no intervalo do Super Bowl (08/02) foi exemplar, tanto que recebeu críticas de Trump, o que, convenhamos, pelas atitudes desse presidente, não deixa de ser um grande elogio.
Além disso, mostra que ele está no caminho certo, defendendo as tradições de Porto Rico e a valorização de todos os povos latinos.
A cena final de Bad Bunny citando o nome de todos os países da América, acompanhado por suas bandeiras, fez com que todos se sentissem representados.
Foram mais de 130 milhões de pessoas que assistiram um show cantado em espanhol.
DTMF
O repertório dos shows que o artista fará no Brasil terá como base o álbum DeBÍ TiRAR MáS FOToS, que numa tradução livre para o português significa “Deveria ter feito/tirado mais fotos”.
O disco tem 17 músicas que resgatam a cultura porto-riquenha, valorizando suas origens.
Algumas delas merecem destaque: “NUEVAYoL”, “BAILE INoLVIDABLE”, “CAFé CON RON” e “LA MuDANZA”, esta última uma crônica em defesa de Porto Rico.
Essa música chama seu povo a resistir à colonização estadunidense na ilha.
Isso fica materializado nos versos: “Aquí mataron gente por sacar la bandera, por eso es que ahora yo la llevo donde quiera” (Aqui mataram pessoas por mostrarem a bandeira, por isso é que agora eu a levo para onde quiser).
Essa canção convida os porto-riquenhos a terem orgulho de suas origens.
Vídeo
Muito desse orgulho foi materializado em um curta-metragem de treze minutos, lançado previamente ao álbum e estrelado pelo nonagenário Jacobo Morales, um dos principais atores e diretores de cinema de Porto Rico.
O filme relata a história de um homem idoso que conversa com Concho, um sapo de uma espécie típica da ilha, ameaçada de extinção.
Nas conversas, lamenta não ter feito mais fotos, pois ajudariam a reviver o tempo passado.
Paralelo a isso, mostra-se o choque cultural pelo qual passa a ilha.
Assista o curta-metragem DeBÍ TiRAR MáS FOToS:
Importância
Bad Bunny se transformou em um fenômeno mundial.
Além de ter ganhado inúmeros Grammys Latinos, foi o primeiro artista a vencer o Grammy Awards, na categoria de Álbum do Ano, com um disco cantado totalmente em espanhol.
Isso garantiu sua entrada no Guinness Book, o livro dos recordes.
Depois de ele ter participado do Super Bowl, aumentou o interesse pela aprendizagem de espanhol nos Estados Unidos e na China.
Isso sem contar com duas expressivas marcas.
As faixas de seu novo álbum já têm mais de 33 bilhões de visualizações no YouTube e ele foi o artista mais ouvido do Spotify no ano passado, com quase 20 bilhões de streams.
E para completar, a música “DeBÍ TiRAR MáS FOToS” chegou ao 1º lugar na parada da Billboard Hot 100.
Atualmente, o que tem marcado a trajetória de Bunny não são esses números, mas sua postura consciente e engajada na defesa da cultura, da língua e das tradições de Porto Rico, além da valorização da latinidade.
Não de esqueça
Esta coluna é um espaço destinado à cultura e músicas latinas. Mais informações sobre esses temas você encontra em www.ondalatina.com.br e no Canal Onda Latina: https://www.youtube.com/@canalondalatina












