O filme “O Agente Secreto” não venceu o BAFTA Film Awards 2026. O longa-metragem brasileiro, protagonizado por Wagner Moura e dirigido por Kleber Mendonça Filho, concorreu nas categorias Melhor Roteiro Original e Melhor Filme em Línhua Não Inglesa. A premiação, considerada o “Oscar britânico” ocorreu neste domingo (22), no Royal Festival Hall, no Southbank Centre de Londres.
- Leia mais: Exumação dos Mamonas Assassinas: CEO explica projeto do memorial
O Brasil ainda concorreu em outras categorias: “Apocalipse nos Trópicos” foi indicado a Melhor Documentário, e Adolpho Veloso foi indicado na categoria “Melhor Fotografia” com o longa-metragem “Sonhos de Trem”. Nenhuma das produções foi premiada.
Apesar da decepção no BAFTA 2026, “O Agente Secreto” conquistou o mundo e concorrerá ao Oscar em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Direção de Elenco e Wagner Moura disputará o prêmio de Melhor Ator. A premiação ocorrerá em 15 de março.
Veja a lista de filmes que concorreram com “O Agente Secreto”
Melhor Roteiro original
- I Swear
- Marty Supreme
- O Agente Secreto
- Valor Sentimental
- Pecadores (Vencedor)
Melhor Filme em Língua Não Inglesa
- Foi Apenas Um Acidente
- O Agente Secreto
- Valor Sentimental (Vencedor)
- Sirât
- A Voz de Hind Rajab
“O Agente Secreto”
O filme, ambientado na década de 70, acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia que foge de um passado marcado por violência e perseguições políticas e busca por um refúgio no Recife.
Ao chegar na cidade, ele logo percebe que o local está longe de proporcionar a paz que ele procura. A história se desenrola no contexto político e social da época no Brasil.











