Brasil teme perder mercado de feijão na Venezuela para os Estados Unidos

PGPAF, Conab, lista, feijão, feijões
Foto: Ibrafe

O Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe) alerta que o Brasil pode perder mercado na Venezuela para os Estados Unidos. De acordo com a entidade, sem as compras do país vizinho, o excedente da produção deve pressionar os preços internos, o que tende a desestimular o plantio nas próximas safras.

A Venezuela ocupa, atualmente, a sexta posição no ranking mundial dos principais importadores de feijão. Em 2025, comprou do Brasil cerca de 16 mil toneladas, com receita de, aproximadamente, US$ 13,5 milhões. Contudo, em 2024, o volume foi mais do que o dobro: 39 mil toneladas, com faturamento de US$ 45 milhões.

Segundo o Ibrafe, o cenário de 2026 aponta para uma ofensiva dos Estados Unidos atrelado à reconstrução econômica venezuelana atrelada à exploração de petróleo e a acordos de exclusividade agrícola.

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Diante da possível perda deste importante mercado, o setor agora concentra esforços na abertura de novos destinos para o feijão brasileiro. “Abrir o mercado da Colômbia e trabalhar melhor o mercado da Costa Rica porque são mercados que nos interessam, são mercados que consomem feijão-preto, além de o próprio mercado norte-americano. Os Estados Unidos apertam de um lado, mas abrem um flanco do outro lado”, detalha o presidente do Instituto, Marcelo Lüders.

Agora, o setor produtivo volta às atenções ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e ao Itamaraty à espera de uma articulação diplomática que assegure a manutenção do espaço conquistado pelo feijão brasileiro nos últimos anos.

O post Brasil teme perder mercado de feijão na Venezuela para os Estados Unidos apareceu primeiro em Canal Rural.

Relacionados

Receba atualizações na palma de sua mão e fique bem informado Siga o Canal do portal Ibotirama Notícias no WhatsApp

2025 | Ibotirama Notícias Todos os direitos reservados  Por DaQui Agência Digital

Rolar para cima