O tradicional café da manhã do Galo da Madrugada abriu oficialmente os trabalhos do maior bloco do mundo neste sábado (14), no Forte das Cinco Pontas, na área central do Recife.
O encontro reuniu convidados mais de 2,5 milhões de foliões e contou com nomes de destaque da política e da cultura, que marca o início do Sábado de Zé Pereira.
Considerado o maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada arrasta uma multidão pelas ruas do Recife todos os anos. pic.twitter.com/HXuDN4k2LX
— iG (@iG) February 14, 2026
Entre as autoridades que foram homenagear o evento, estavam o prefeito João Campos (PSB), o senador Humberto Costa, o Ministro da Saúde Alexandre Padilha e a Senadora Raquel Lyra (PSD). A festa também contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou da confraternização ao lado dos organizadores e convidados.
Como manda a tradição, as fantasias chamaram a atenção e deram o tom irrelevante da folia. Entre os destaques, estavam Helder Mendes e a esposa Wilma, que vieram de Portugal para prestigiar o Galo. Pernambucana, Wilma mantém a tradição carnavalesca, ao lado do marido, de participar das festas no Recife e no interior do estado há seis anos.
Outro grupo que chamou a atenção foi o “Dois pés no Galo”. Formada por cerca de 20 pessoas, a fantasia faz referência ao cinema pernambucano, inspirada em obra de Kleber Mendonça Filho, mistura elementos da cultura popular, como a camisa da Pitombeira dos Quatro Cantos e a figura da Perna Cabeluda.
- Veja também: David Brazil marca presença em Recife: “Folião de carteirinha”
O figurino ainda traz uma pitada de ironia ao incorporar a recente polêmica envolvendo uma campanha publicitária com Fernanda Torres, que foi alvo de críticas nas redes.
Entre os personagens presentes estava o “Soldadinho”, nome popular dado ao inseto que virou fantasia, além do grupo Guerreiros do Passo, coletivo performático do frevo de rua do Recife que atua na preservação e difusão dessa manifestação cultural dentro e fora do estado.
Com café reforçado, autoridades reunidas e muita criatividade, o Galo da Madrugada deu largada para mais um dia de festa no Recife, mostrando a força como símbolo Cultural do Carnaval brasileiro.

























