Com mais de 40 anos de história, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí está na reta final dos preparativos para receber os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro de 2026.
A programação começa com a Série Ouro, na sexta-feira (13) e no sábado (14). Em seguida, o Grupo Especial desfila de domingo (15) a terça-feira (17). É importante destacar que a ordem dos desfiles do Grupo Especial foi definida durante um sorteio realizado em abril de 2025 pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa).
Portanto, pelo segundo ano consecutivo, as apresentações da elite do carnaval do Rio serão distribuídas em três noites. A atual campeã, Beija-Flor, entra na avenida na segunda-feira (16), enquanto a Portela, que apresenta o enredo “O mistério do príncipe do Bará – a oração do Negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”, se apresenta no domingo.
A TV Globo transmitirá todos os detalhes dos desfiles do Grupo Especial, previstos para começar às 22h. Assim como nos outros anos, cada agremiação tem 1h30min para apresentar o enredo na Sapucaí.
Confira a ordem final dos desfiles do Carnaval do Rio de Janeiro:
Grupo Especial – Domingo (15)
22h: Acadêmicos de Niterói 23h30min: Imperatriz Leopoldinense 1h: Portela 2h30min: Estação Primeira de Mangueira
Grupo Especial – Segunda-feira (16)
22h: Mocidade Independente de Padre Miguel 23h30min: Beija-Flor de Nilópolis 1h: Unidos do Viradouro 2h30min: Unidos da Tijuca
Grupo Especial – Terça-feira (17)
22h: Paraíso do Tuiuti 23h30min: Unidos de Vila Isabel 1h: Acadêmicos do Grande Rio 2h30min: Acadêmicos do Salgueiro
Série Ouro – Sexta-feira (13) (horário a definir)
Unidos do Jacarezinho Inocentes de Belford Roxo União do Parque Acari Unidos de Bangu Unidos de Padre Miguel União da Ilha do Governador Acadêmicos de Vigário Geral
Série Ouro – Sábado (14) (horário a definir)
Botafogo Samba Clube Em Cima da Hora Arranco do Engenho de Dentro Império Serrano Estácio de Sá União de Maricá Porto da Pedra Unidos da Ponte
Jurados enfrentam regras rígidas
Ainda que nem todo mundo saiba, durante os três dias de desfiles do Grupo Especial, os 54 jurados do carnaval do Rio de Janeiro são obrigados a seguir algumas regras, Eles precisam entregar os celulares e outros aparelhos eletrônicos, ficam “aquartelados” em um hotel, só chegam ao Sambódromo em ônibus da Liesa e, uma vez que estão na Avenida, têm pausas controladas.
De acordo com a Liga, tudo isso serve para garantir o sigilo e evitar qualquer tipo de influência externa nas notas.
















