A Prefeitura do Rio de Janeiro vai reforçar, durante o Carnaval 2026, a campanha de enfrentamento à violência contra as mulheres, com ações espalhadas por toda a cidade. A iniciativa foi destacada por Mariana Xavier, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Cuidados, durante a apresentação do Plano Operacional do Carnaval.
- Leia mais notícias carnavalescas: Rio vai distribuir mais de 1 milhão de camisinhas no Carnaval
Segundo Mariana, a campanha estará presente desde os blocos de rua até os principais polos da festa, como a Marquês de Sapucaí e a Intendente Magalhães, ampliando o acesso à informação e aos canais de acolhimento.
“A gente está com a campanha de enfrentamento à violência contra as mulheres em todo o Carnaval da cidade. Sabemos que nem sempre é possível fazer o atendimento imediato em todos os espaços, mas temos a plataforma Mulher.Rio como um canal fundamental de apoio”, explicou.
A plataforma Mulher.Rio permite que mulheres em situação de violência identifiquem, de forma rápida, onde buscar atendimento.
“Ela é georreferenciada e direciona a mulher para o local de atendimento mais próximo de onde ela estiver, seja durante o Carnaval ou ao longo de todo o ano”, ressaltou Mariana.
Como parte das ações, a campanha contará também com sinalização urbana informativa, em parceria com a Secretaria de Conservação e a CET-Rio.
“Vamos espalhar placas de trânsito com informações de qualidade, para que mulheres em situação de violência saibam onde e como pedir ajuda”, concluiu.
A iniciativa reforça o compromisso do município em garantir que o Carnaval seja um espaço de celebração, mas também de proteção, orientação e cuidado com as mulheres.

















