Carnaval Rio 2026 terá operações especiais de trânsito

Carnaval 2026 no Rio de JaneiroReprodução/Alexandre Macieira/Riotur

A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) irá implantar trajetos especiais no trânsito para angariar uma segurança viária no Carnaval Rio nos desfiles das escolas de samba no Sambódromo e na Intendente Magalhães, assim como nos blocos no Circuito Avenida Chile/Bira Presidente.

As operações têm como meta reduzir os impactos na mobilidade da cidade e promover uma maior autonomia do trânsito em regiões como Centro e Zona Norte. Uma média de 310 operadores do trânsito estarão empenhados nos pontos de bloqueio, além da orientação dos motoristas.

A CET-Rio prevê que utilizará 2.500 drones e bombonas nos bloqueios de tráfego, além de 900 galhardetes e faixas de orientação. Um total de 36 painéis serão utilizados para mostrar aos motoristas as interdições, além de orientá-los sobre rotas alternativas.

Quais as recomendações?

Pede-se para a população que programe seus deslocamentos com antecedência, priorizando o transporte público, como trem, VLT, barcas, além do metrô, principalmente devido às interdições ocasionadas pelas movimentações dos carros alegóricos.

Interdições – Quinta (12) e sexta (13)

As mudanças no trânsito irão começar na madrugada de quinta (12) para sexta-feira (13), com a saída das agremiações de diversos bairros, como Caju, São Cristóvão, Santo Cristo, Centro e Estácio. As paralisações iniciam às 0h, fechando a pista central da Avenida Presidente Vargas, rumo à Praça da Bandeira, a partir da Avenida Rio Branco.

15h – Também serão interditadas outras vias do entorno imediato do Sambódromo para a finalização dos desfiles da Série Ouro, onde estarão os locais: Rua Júlio do Carmo, entre o acesso B da estação do metrô (Praça 11) até o acesso à Sapucaí, e Avenida Salvador de Sá, entre a Rua Carmo Neto e a Rua Frei Caneca.

17h – Será interditado o acesso à Avenida Presidente Vargas, partindo da Avenida Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, assim como da pista central no sentido da Candelária. Outras vias próximas ao Sambódromo também serão fechadas.

19h30 – Serão interditadas a Rua Frei Caneca e a Avenida Trinta e Um de Março.

Sábado (14)

8h – Após o fechamento do desfile de sexta-feira (13), será reaberta a pista central da Avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária, assim como a Rua Frei Caneca e a Avenida Trinta e Um de Março, a fim de permitir acesso ao Centro.

As vias citadas só fecharão, respectivamente, às 12h, 17h e 19h, para a realização dos desfiles do segundo dia da Série Ouro.

Outras recomendações: na região do Sambódromo, as interdições efetuadas para o desfile da Série Ouro serão mantidas para os desfiles do Grupo Especial. No entanto, exceto as da Rua Frei Caneca e do Viaduto 31 de Março, que serão reabertas ao tráfego diariamente às 7h30 da manhã de domingo (15/02), segunda (16/02) e terça-feira (17/02), voltando a ser fechadas às 19h de cada dia de desfile.

Desfile das Escolas Mirins (20) – Interdições

11h – Avenida Presidente Vargas, pista lateral, sentido Candelária, entre o entroncamento em frente ao prédio da Cedae e o cruzamento com a Rua de Santana.

15h – Será feito o fechamento da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária, a partir da altura da passarela do metrô (estação Cidade Nova) até a altura do prédio da Cedae; Avenida Salvador de Sá, entre a Rua Corrêa Vasques e a Rua Frei Caneca; Rua Hélio Beltrão; Rua Senhor de Matosinhos, entre a Rua Heitor Carrilho e a Travessa 11 de Maio; Rua Aníbal Benévolo, entre a Avenida Salvador de Sá e a Rua Senhor de Matosinhos; Rua Presidente Barroso, entre a Avenida Salvador de Sá e a Rua Senhor de Matosinhos; Travessa Lopes, entre a Avenida Salvador de Sá e a Rua Senhor de Matosinhos; Travessa 11 de Maio, entre a Avenida Salvador de Sá e a Rua Senhor de Matosinhos; e Rua Frei Caneca, trecho entre o final do Sambódromo até o cruzamento com a Avenida Salvador de Sá.

0h de sábado (21) – Contará com outras interdições na Avenida Presidente Vargas, pista central, sentido Candelária.

Desfile das Escolas Campeãs (21)

Depois das 2h de sábado (21), acontecerá a liberação da pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária.

15h – Acontece o bloqueio de acessos à Avenida Presidente Vargas pela Avenida Francisco Bicalho, pelo Viaduto Freyssinet (Viaduto Paulo de Frontin) e pela Praça da Bandeira.

19h – Na última etapa do bloqueio, ocorrerão interdições na Rua Frei Caneca, Viaduto Trinta e Um de Março, sentido Laranjeiras, vias do Catumbi e vias próximas à Praça da República.

Estacionamento proibido

Para fluir a circulação da saída de carros alegóricos e pedestres, o estacionamento no entorno do Sambódromo estará proibido a partir das 6h de sexta-feira (13) até às 10h de quarta-feira (18). Além do Desfile das Campeãs, das 6h de sábado (21) até às 12h de domingo (22).

Como chegar ao Sambódromo?

Metrô – Utilizando as estações Cidade Nova, Estácio e Praça Onze. Todos aqueles que irão ao setor ímpar devem usar a estação Central do Brasil.

Trem – Deverá usar a estação Central do Brasil.

Ônibus – Mais de 50 linhas estarão passando na rota do evento.

Carnaval Rio 2026Foto: Reprodução/CET-Rio
Carnaval Rio 2026Foto: Reprodução/CET-Rio
Carnaval Rio 2026Foto: Reprodução/CET-Rio

Relacionados

9vny2qly3ioowmchzge24s6x5
6mk75gu0876hf2xzit4ej9n80
cu0gsnujpm1i6u38dgxtkg4w2
Receba atualizações na palma de sua mão e fique bem informado Siga o Canal do portal Ibotirama Notícias no WhatsApp

2025 | Ibotirama Notícias Todos os direitos reservados  Por DaQui Agência Digital

Rolar para cima