Chuvas de janeiro contribuem para desenvolvimento das lavouras, aponta Conab

chuvas, chover, Inmet, previsão, tempo, clima
Foto: Freepik

Em janeiro, as condições climáticas contribuíram para o desenvolvimento das lavouras em grande parte do país. É o que aponta a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do Boletim de Monitoramento Agrícola.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

As precipitações foram, de modo geral, influenciadas pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

De acordo com o estudo, o volume de chuvas em diversas regiões foi suficiente para que a umidade do solo fosse mantida, favorecendo as culturas de primeira safra, como o arroz. O plantio do cereal está praticamente finalizado, com 98,5% das lavouras implantadas.

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Distribuição das chuvas entre as regiões

A análise de Conab é feita por meio de dados espectrais. Conforme o boletim, a evolução das culturas de primeira safra é positiva e conta com índices de vegetação acima da média histórica. O resultado é reflexo do bom desenvolvimento das lavouras em fases importantes do ciclo positivo.

A publicação também indica que variações no regime de chuvas e atrasos pontuais na semeadura afetaram o desenvolvimento das culturas em algumas localidades, principalmente no início do ciclo.

Ainda assim, apesar da distribuição irregular das precipitações no começo de janeiro em regiões como o Nordeste e o Norte, a melhora das condições ao longo do mês favoreceu a retomada do plantio e o avanço das lavouras.

No Centro-Oeste, Sudeste e Sul, o clima seguiu favorável. Em áreas específicas, porém, o boletim aponta que o excesso de chuvas pode ter causado restrições pontuais às atividades de colheita e maturação.

Segunda safra também avança

No caso da segunda safra, a Conab indica avanço no plantio do milho segunda em regiões produtoras. Até 24 de janeiro, a semeadura atingiu 5,9% da área total.

O percentual está acima dos 1,4% registrados no mesmo período do ano passado, mas abaixo da média dos últimos cinco anos, quando 7,2% das lavouras já estavam implantadas.

O post Chuvas de janeiro contribuem para desenvolvimento das lavouras, aponta Conab apareceu primeiro em Canal Rural.

Relacionados

Receba atualizações na palma de sua mão e fique bem informado Siga o Canal do portal Ibotirama Notícias no WhatsApp

2025 | Ibotirama Notícias Todos os direitos reservados  Por DaQui Agência Digital

Rolar para cima