Localizado às margens do Rio Capibaribe, na Rua da Aurora, o Cinema São Luiz, no Recife (PE), é um dos principais cenários do filme “O Agente Secreto”, do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho. Um dos mais icônicos cinemas de rua do Brasil não é meramente uma sala de projeção, mas um ecossistema de memória, resistência e cultura.
Veja também: Um roteiro de viagem por Recife, cenário de “O Agente Secreto”
História
O Cinema São Luiz foi inaugurado no dia 6 de setembro de 1952 pelo Grupo Severiano Ribeiro, sendo “O Falcão dos Mares”, com Gregory Peck, o primeiro filme a ser exibido no espaço. Palco de diversos festivais da sétima arte, como o CinePE e Janela Internacional de Cinema, o espaço foi tombado como patrimônio histórico em 2008.

Com estilo Art déco, o cinema ocupa quatro pavimentos do Edifício Duarte Coelho, na área central da capital pernambucana, conta bilheterias externas e um hall principal decorado pelo painel de Lula Cardoso Ayres.
A sala de projeção destaca vitrais iluminados, pinturas e alto-relevos em tons dourados, vermelhos e esverdeados, preservados durante o processo de restaurações. Atualmente, o espaço tem capacidade de 992 lugares.

Bilheterias fechadas
Devido a problemas estruturais e a pandemia da Covid-19, o Cinema São Luiz enfrentou períodos de suspensão das atividades. Entre os anos de 2007 e 2009, o equipamento cultural passou por reformas estruturais e adaptações.
Durante a crime sanitária, entre 2020 e 2022, o cinema permaneceu fechado, seguindo regras estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A reabertura, após dois anos, foi de forma limitada e breve.
Em maio de 2022, o local voltou a ser fechado por danos no forro e estrutura após chuvas fortes em Penambuco. O cenário se agravou por vazamentos no telhado e colapso de calhas em fevereiro de 2023, exigindo interdição total por segurança.
As atividades no Cinema São Luiz somente foram normalizadas no final de 2024, mediante obras de restauro do forro ornamentado e infraestrutura.
Confira: Perna Cabeluda: a história por trás do mito recifense

“O Agente Secreto” recebe quatro indicações ao Oscar
“O Agente Secreto”, protagonizado por Wagner Moura e dirigido por Kleber Mendonça Filho, recebeu quatro indicações ao Oscar 2026. O longa pernambucano concorre nas categorias: Melhor Direção de Elenco; Melhor Filme Internacional; Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor filme.
Os vencedores serão revelados em uma cerimônia marcada para 15 de março, com a presença dos diretores, artistas e produtores nomeados na premiação.














