Criminoso morre em confronto com o PETO da 83ª CIPM em Barreiras durante cumprimento de mandado de prisão

Um homem de 39 anos, identificado como José Menezes de Santana, vulgo “Zé Borrela”, morreu em um confronto com a Polícia Militar (PM) na manhã desta segunda-feira, após ser abordado por guarnições do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 83ª CIPM, no bairro Conjunto Habilitação Rio Grande, em Barreiras, no oeste da Bahia.

O episódio ocorreu por volta das 6h, quando as equipes da PM realizavam diligências para cumprir um mandado de prisão relacionado a um homicídio registrado no Tribunal de Justiça da Bahia.

José Menezes de Santana, com um extenso histórico criminal, foi identificado pelas autoridades como um indivíduo de alta periculosidade, com envolvimento em diversos crimes, incluindo homicídios, tentativas de homicídio e tráfico de drogas.

Durante as buscas na área, a PM avistou um homem com as mesmas características de Zé Borrela. Ao ser dada a voz de abordagem, o suspeito fugiu, entrando em uma residência e, em seguida, disparando contra os policiais. Em resposta, as guarnições adotaram uma postura de segurança e, considerando a gravidade da situação, realizaram uma incursão com o uso de um escudo balístico. Ainda em confronto, o indivíduo efetuou mais dois disparos contra os policiais.

Diante da agressão, os agentes revidaram, e, após a cessação dos disparos, encontraram o suspeito caído no chão, ainda com vida. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas para prestar os primeiros socorros, mas o homem não resistiu aos ferimentos e foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barreiras, onde foi confirmado o óbito por um médico de plantão.

Na cena, foi apreendido um revólver calibre .32, municiado com três munições picotadas e três estojos deflagrados.

O material recolhido foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Barreiras.

Histórico Criminal

José Menezes de Santana, que já possuía diversas passagens pela polícia, enfrentava várias acusações. Dentre os processos em seu nome, destacam-se as denúncias por homicídios qualificados (art. 121, §2º, II e IV, do Código Penal), tentativa de homicídio e tráfico de drogas. Ele era conhecido pela sua atuação criminosa na região, sendo uma figura constantemente envolvida em confrontos com as forças de segurança pública

Relacionados

Receba atualizações na palma de sua mão e fique bem informado Siga o Canal do portal Ibotirama Notícias no WhatsApp

2025 | Ibotirama Notícias Todos os direitos reservados  Por DaQui Agência Digital

Rolar para cima