Reprodução/ TV Gazeta
O curso de Medicina no campus de Alegre da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no Sul do estado, pode ser autorizado ainda em fevereiro. O anúncio foi feito durante visita do ministro da Educação, Camilo Santana, nesta terça-feira (10).
“Vamos autorizar em Alegre, região sul, (o curso de Medicina). A nossa intenção é ampliar os cursos de Medicina nas nossas universidades federais. Ampliar também o número de vagas nos campi que já existem”, afirmou o ministro.
???? Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
De acordo com o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, a Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (Camem) já verificou a viabilidade de implementação do curso no campus de Alegre.
“Se a comissão der um sinal positivo, o presidente Lula assina a implementação do curso”, explicou o reitor.
Assim como no campus de São Mateus, no Norte do estado, estão previstas 60 vagas anuais para o curso de Medicina em Alegre, com ingresso de estudantes a partir do primeiro semestre de 2027.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Curso em São Mateus começa no segundo semestre
Durante a visita ao estado, a Ufes também confirmou que o início das aulas do curso de Medicina no campus de São Mateus será no segundo semestre deste ano.
A previsão inicial era de que as atividades começassem no início de 2026, mas o cronograma foi ajustado. Os estudantes que vão iniciar o curso já fizeram a seleção através do Sisu.
LEIA TAMBÉM:
EM ESCOLA PÚBLICA: Professora costura redes e cria espaço de leitura para alunos do ES
OLÍMPIADA DE ROBÓTICA: Robôs rapper e bailarina levam estudantes de escola pública do ES para competição
ÓCULOS: Criados por alunos de escola pública do ES, equipamentos detectam sono e podem evitar acidentes
Carteira Nacional Docente do Brasil foi entregue pelo Ministro Camilo Santana a professores do Espírito Santo, em visita ao estado em 10 de fevereiro
Angelo Miguel/MEC
Carteira Nacional Docente para 1,3 mil professores
A visita de Camilo Santana teve como objetivo principal entregar a 1.361 professores capixabas, do ensino básico ao superior, a Carteira Nacional Docente do Brasil.
A medida faz parte do programa Mais Professores para o Brasil e garante acesso a benefícios exclusivos, como descontos em eventos culturais, cartões de crédito com condições diferenciadas e descontos em serviços.
Além disso, outros 99 professores receberam vales-computadores, iniciativa do mesmo programa que visa premiar os profissionais da rede pública de ensino com um crédito de R$ 3 mil destinado à compra de computadores, notebooks ou tablets.
Ao todo, 100 mil professores das escolas com maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) serão selecionados para receber o vale. No Espírito Santo, 1.990 são elegíveis.
Para o ministro, as ações são importantes para valorizar “a profissão mais importante que existe, que é a de professor”.
“Temos que criar uma cultura nesse país para que a profissão de professo seja uma das profissões mais importantes da nação. Então, bons professores são fundamentais para garantir a qualidade.”
Obras na Ufes
Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) em Vitória, Espírito Santo.
Divulgação/Ufes
Camilo Santana também conheceu as obras de ampliação do Pronto Socorro e da UTI do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes), que recebeu R$ 34,9 milhões de investimentos via Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e recursos próprios.
Segundo a Ufes disse ao g1, em nota, a capacidade dos leitos de UTI Adulto passarão de 16 para 30; de UTI Coronariana, de 4 para 10; e serão implementados 10 leitos de UTI Pediátrica. A previsão de conclusão é março de 2028. Até o momento, foram executados 5% do cronograma físico-financeiro.
Por fim, também no hospital universitário, foi inaugurado um equipamento de raio-X telecomandado e emitida ordem de serviço para reforma do espaço que abrigará o banco de leite humano da unidade.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo








