As escolas de samba de Belo Horizonte vão desfilar nos dias 16 e 17 de fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval, a partir das 18 horas. De acordo com a prefeitura e com a Secretaria de Turismo de Belo Horizonte, o desfile acontecerá na Avenida dos Andradas, na Praça da Estação, com entrada gratuita.
O público poderá conferir os carros alegóricos, fantasias e toda a criatividade das 8 escolas de samba do Grupo Especial de Belo Horizonte. Neste ano, há grandes expectativas para o desfile da campeã de 2025, a Escola de Samba Canto da Alvorada, e para o desfile da Mocidade Verde e Rosa, que venceu o Grupo de Acesso e será a primeira a se apresentar no primeiro dia de festa.
Veja a ordem dos desfiles e os temas dos enredos das agremiações
Grupo de Acesso – 16/02
Raio de Sol
Neste ano, a escola apresentará um enredo que homenageia o artista diamantinense Mestre Evandro Passos. Percussionista e também dançarino, ele lançou dois livros e recebeu homenagens em Belo Horizonte em 2025.
Unidos da Zona Leste
A escola apresenta o enredo “Prece! Eu sou João Jesus, o clamor da Zona Leste”, uma narrativa que traça um paralelo entre a figura de uma criança negra da periferia e Jesus Cristo em seus últimos dias.
Unidos dos Guaranys
A agremiação levará para a avenida o tema “Marlene Silva – Expressão Que Vibra, Ritmo Que Guia, Movimento Que Liberta”, contando a história da bailarina mineira, pioneira na dança afro, que fez da dança sua forma mais poderosa de expressão.
Mocidade Independente Bem-te-vi
Com o tema “Exu abre caminho, Ogum dá condição — e a Bem-te-Vi transforma o Carnaval em oferenda de fé, tradição e ancestralidade”, a agremiação celebra as religiões de matriz africana nas montanhas de Minas Gerais.
Mocidade Independente da Pampulha
A escola apresentará o enredo “Minas Literária”, abordando a construção da identidade do povo mineiro por meio de seus princípios e valores. Haverá homenagens ao escritor Carlos Drummond de Andrade e a personagens como Hilda Furacão e o ex-presidente JK, com destaque para a cultura mineira em geral.
Grupo Especial – 17/02
Mocidade Verde e Rosa
A escola levará para a avenida o enredo “Fogo que Aquece a Vida: Ilumina, Purifica e Regenera”, abordando um dos quatro elementos essenciais e suas várias representações.
Acadêmicos de Venda Nova
A escola, que ficou em 2º lugar no carnaval de 2025, busca o título de campeã neste ano com o enredo “Belo Horizonte Cidade Oculta”, resgatando a história da cidade para além do que foi planejado.
Imperavi de Ouros
Vestindo as cores verde, amarelo e branco, a escola completa 13 anos neste carnaval e fará uma homenagem ao Atlético Mineiro na Avenida dos Andradas.
Estrela do Vale
Fundada em 2009 e com um título em sua história, a escola busca o primeiro lugar no pódio este ano. O enredo escolhido homenageia a cidade de Barbacena, celebrando suas tradições e belezas.
Canto da Alvorada
Atual campeã do carnaval de BH e com um histórico de 18 títulos, a escola apresentará em 2026 o enredo “Brasil de Todos os Cantos, Festança de Todos os Encantos”, levando à avenida a representação de diversas celebrações populares.
Imperatriz de Venda Nova
A Imperatriz homenageará o Cine Teatro Brasil, um prédio histórico localizado na Praça Sete de Belo Horizonte. A agremiação ficou em 4º lugar em 2025 e busca chegar ao pódio neste ano.
Cidade Jardim
Escola de samba mais antiga em atividade na capital mineira, tem como símbolo um pavão nas cores vermelho e branco. A agremiação levará o enredo “Mulher, a Força que Move o Tempo” e busca retomar seus dias de glória na avenida.
Triunfo Barroco
A agremiação subiu do Grupo de Acesso em 2024 e conseguiu se manter no ano passado. Em 2026, a Barroco apresentará o enredo “Chico Rei: Reinos da Liberdade em Solo Mineiro”.













