O diretor franco-espanhol Oliver Laxe, indicado ao Oscar 2026 com o longa-metragem Sirāt, gerou polêmica ao criticar os membros brasileiros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A declaração ocorreu nesta quinta-feira (22), durante entrevista do diretor ao programa televisivo “La Revuelta”, da emissora pública espanhola TVE.
- Leia mais: 4 indicações: “O Agente Secreto” tem chance de levar o Oscar?
Laxe participava ao vivo do programa no momento em que a Academia divulgou os indicados ao Oscar. Ao ouvir uma das quatro indicações do filme brasileiro “O Agente Secreto”, o diretor sugeriu que o número de brasileiros no corpo votante do prêmio teria ligação direta com o sucesso da produção.
Na conversa, ele ainda afirmou que os brasileiros que integram o corpo votante do Oscar seriam “ultranacionalistas” e que votariam em qualquer obra proveniente do país, independente da qualidade.
“Há muitos brasileiros na Academia e nós os adoramos, mas eles são ultranacionalistas. Acho que, se os brasileiros inscrevessem um sapato no Oscar, todos votariam nele”, disparou o diretor.
Após a declaração reducionista, Laxe tentou amenizar a situação elogiando o brasileiro Kleber Mendonça Filho, diretor de “O Agente Secreto”, que é concorrente direto de “Sirāt” na categoria Melhor Filme Internacional. “Ele é brilhante”, declarou o diretor.
As falas de Laxe deixaram internautas brasileiros revoltados. “Esse Oliver Laxe vai acordar com uma surpresinha dos brasileiros…”, ironizou uma usuária do X. “Oliver Laxe, você não sabe em qual ‘casa de marimbondo’ estás mexendo. Não acompanhou a campanha do Oscar 2025, querido? Não seja tão idiota assim! Essa sua declaração é capciosa demais! Depois não venha dizer que foi mal interpretado”, ameaçou outro. “A França tem mais votantes [membros] que a América do Sul inteira no Oscar, estimado Oliver Laxe”, escreveu outro.
concorre apenas à uma categoria do Oscar 2026, enquanto “O Agente Secreto” tem quatro indicações (Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Elenco e, claro, Melhor Filme Internacional).
















