A liberação da segunda parcela dos recursos retidos do FGTS de trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário e foram demitidos entre janeiro de 2022 e 23 de dezembro de 2025 começa na segunda-feira (29).
Essa fase da liberação deve beneficiar cerca de 822,5 mil pessoas e ocorre entre o dia 2 até 12 de fevereiro. Serão R$3,9 bilhões que correspondem ao saldo do FGTS que havia ficado bloqueado devido às regras da modalidade.
Saldo comprometido com empréstimo
Ao todo, 14,1 milhões de pessoas com saldo disponível para saque por meio da medida provisória, 9,9 milhões têm parte dos recursos comprometida com empréstimos bancários, impedindo o recebimento do valor integral.
Já 2,1 milhões de pessoas possuem o saldo totalmente comprometido, não tendo valores para sacar.
Saque- aniversário do FGTS
Cerca de R$ 197 bilhões foram liberados por meio do saque-aniversário, desde a criação da modalidade.
Aproximadamente 40% desse montante foram destinados diretamente aos trabalhadores, enquanto 60% foram repassados por bancos, por meio de operações de antecipação de crédito.
Quem tem direito
O trabalhador que optou pelo saque-aniversário e teve o contrato de trabalho suspenso ou rescindido durante a vigência da modalidade, no período de 1º de janeiro de 2020 a 23 de dezembro de 2025, desde que tenha saldo disponível na conta do FGTS referente ao contrato.
Os valores, datas de pagamento e situação do saldo podem ser consultados no aplicativo FGTS ou nos canais oficiais da Caixa Econômica Federal.














