Governo do Brasil libera saldo de FGTS nesta segunda-feira (2)

Foto: Joédson Alves/Agência BrasilFGTS: limitação anterior gerava insegurança jurídica e poderia resultar em uma onda de ações judiciais

A liberação da segunda parcela dos recursos retidos do FGTS de trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário e foram demitidos entre janeiro de 2022 e 23 de dezembro de 2025 começa na segunda-feira (29).

Essa fase da liberação deve beneficiar cerca de 822,5 mil pessoas e ocorre entre o dia 2 até 12 de fevereiro. Serão R$3,9 bilhões que correspondem ao saldo do FGTS que havia ficado bloqueado devido às regras da modalidade.

Saldo comprometido com empréstimo

Ao todo, 14,1 milhões de pessoas com saldo disponível para saque por meio da medida provisória, 9,9 milhões têm parte dos recursos comprometida com empréstimos bancários, impedindo o recebimento do valor integral.

Já 2,1 milhões de pessoas possuem o saldo totalmente comprometido, não tendo valores para sacar.

Saque- aniversário do FGTS

Cerca de R$ 197 bilhões foram liberados por meio do saque-aniversário, desde a criação da modalidade.

Aproximadamente 40% desse montante foram destinados diretamente aos trabalhadores, enquanto 60% foram repassados por bancos, por meio de operações de antecipação de crédito.

Quem tem direito

O trabalhador que optou pelo saque-aniversário e teve o contrato de trabalho suspenso ou rescindido durante a vigência da modalidade, no período de 1º de janeiro de 2020 a 23 de dezembro de 2025, desde que tenha saldo disponível na conta do FGTS referente ao contrato.

Os valores, datas de pagamento e situação do saldo podem ser consultados no aplicativo FGTS ou nos canais oficiais da Caixa Econômica Federal.

Relacionados

3ikkjc27fn8rmmofdj0ub4ie9
ea45xradge35yp9sfnc9wa13q
6p8bskd141o35h5vat6qcn651-1
Receba atualizações na palma de sua mão e fique bem informado Siga o Canal do portal Ibotirama Notícias no WhatsApp

2025 | Ibotirama Notícias Todos os direitos reservados  Por DaQui Agência Digital

Rolar para cima