Kevin Horvart/Unplash
A polícia nacional da Espanha informou na quarta-feira (18) que prendeu um homem de 20 anos suspeito de burlar um sistema de reserva de hotéis para pagar apenas um centavo de euro em hospedagens de luxo.
Este é um caso inédito de crime cibernético, disse autoridades.
O suspeito teria manipulado o sistema de pagamentos do site, alterando o processo de validação de uma plataforma eletrônica de pagamento para que as reservas aparecessem como totalmente quitadas.
No entanto, apenas um valor mínimo — um centavo — era efetivamente cobrado por quartos que custavam até 1.000 euros por noite (R$ 6.182,54).
“Esse ataque cibernético foi especificamente projetado para alterar o sistema de validação de pagamentos, e é a primeira vez que detectamos um crime usando esse método”, informou a Polícia Nacional da Espanha.
A polícia disse que o homem, de nacionalidade espanhola, também consumia itens do frigobar durante as estadias e, ocasionalmente, deixava contas em aberto.
No momento da prisão, ele estava hospedado em um hotel de luxo em Madri, com uma reserva de quatro noites no valor total de 4.000 euros.
O homem já havia se hospedado no hotel várias vezes, causando prejuízos superiores a 20 mil euros, segundo uma porta-voz da polícia.
A investigação começou depois que um site de reservas online relatou atividade suspeita no início deste mês.
As transações inicialmente pareciam ter sido concluídas corretamente, mas a irregularidade só foi descoberta dias depois, quando a plataforma de pagamento transferiu à empresa afetada o valor realmente pago.
Leia também:
Golpistas usam busca do Google para se passar pelo Nubank e faturar com central falsa
Robôs humanoides ‘lutam’ artes marciais no Ano Novo Chinês
Golpistas usam Google para divulgar central falsa do Nubank
Por que o Moltbook, rede social das IAs, pode não ser a revolução que promete
SpaceX, xAI, X, Starlink… entenda a relação entre empresas de Musk







