O Retiro dos Artistas fica na cidade do Rio de Janeiro.
É uma vila onde uma coleção de casas acomoda com conforto artistas aposentados sem condições financeiras para morarem por conta de si.
A criação do retiro é um projeto do ator Leopoldo Fróes e do jornalista Irineu Marinho, pai do jornalista Roberto Marinho.
Foi criado para acolher profissionais da classe artística que não tinham condições financeiras de morarem sozinhos e foi inspirado em um projeto do mesmo perfil localizado em Paris.
Em 13 de agosto de 1918, o projeto foi lançado com cerimônia no Teatro Trianon, do Rio.
E a área de 15 mil metros foi doada pelo empresário Frederico Figner.
No bojo do objetivo do projeto está oferecer moradia, suporte médico e social a artistas idosos em dificuldades financeiras. São hoje mais de 50 moradias, de estrutura simples, mas muito confortáveis.
E Marieta Severo doou as últimas 7 casas construídas no local, incluindo a casa que foi cedida ao ator Marcos Oliveira, que trabalhou com ela no seriado A Grande Família.
Marieta Severo ficou conhecida, além de ser uma grande atriz de televisão e teatro, por ser uma das protagonistas do A Grande Família ao lado do ator Marco Nanini, e por ter sido casada por longo tempo com o artista compositor e cantor Chico Buarque de Holanda, com quem teve uma filha.
Sabe-se também nos meios artísticos, que Boni, ex comandante da TV Globo, também teria doado 10 casas e todo um sistema de lavanderia profissional importado, além de fazer todos os meses uma doação financeira para ajudar nas contas do local.
No Retiro dos Artistas, tudo é feito através de doações de particulares.
Caberá ao diretor do Retiro dos Artistas, que é Stepan Nercessian, escolher quem terá o direito de ocupar os chalés que vão ser liberados.











