Mercado do café começa o ano com negociações restritas, aponta Cepea

Café
Foto: Pixabay

As negociações envolvendo café começaram o ano bastante restritas, conforme informou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). São poucos os compradores ativos no mercado spot nacional e os vendedores estão praticamente ausentes.

Segundo o indicador do café arábica Cepea/Esalq, a saca de 60 kg encerrou a segunda-feira (6) cotada a R$ 2.237,54, com alta diária de 2,08%. Já a saca de 60 kg do café robusta avançou 1,27% no dia, valendo R$ 1.265,99.

Os poucos lotes que estão sendo comercializados, entretanto, tiveram como objetivo o cumprimento de despesas no curto prazo por parte dos vendedores. A expectativa é que o mercado comece a ganhar maior dinamismo somente a partir da semana que vem.

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Lentidão também para o robusta

O cenário de lentidão também afeta as negociações do café robusta. Apesar disso, os pesquisadores apontam que como a safra 2025/26 da variedade foi mais volumosa, os produtores contam com uma quantidade maior de produto disponível para comercialização frente ao arábica.

Outro destaque é que dados do Cepea mostram que os preços do robusta no decorrer de 2025 tiveram queda mais intenso que os do arábica, afastando os produtores do mercado. Com isso, eles acabam negociando apenas em momentos de necessidade de caixa.

O post Mercado do café começa o ano com negociações restritas, aponta Cepea apareceu primeiro em Canal Rural.

Relacionados

Receba atualizações na palma de sua mão e fique bem informado Siga o Canal do portal Ibotirama Notícias no WhatsApp

2025 | Ibotirama Notícias Todos os direitos reservados  Por DaQui Agência Digital

Rolar para cima