Na madrugada deste domingo (22), uma operação integrada das forças de segurança pública resultou na prisão de 10 pessoas e na apreensão de armas, veículos e grande quantidade de entorpecentes na zona rural de Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia.
A ação fez parte da Operação NEXUS NORDESTE 2026 RENOE, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, e contou com a atuação integrada da Polícia Militar da Bahia e da Polícia Federal.
Confronto durante erradicação de plantio
Equipes da CIPE-Caatinga, CIPE-Chapada, BOPE, GRAER, CIPT/MO (RONDESP Meio Oeste) e da 28ª CIPM realizavam a erradicação de um plantio de maconha quando foram surpreendidas por diversos indivíduos em múltiplos veículos. Segundo informações das forças de segurança, o grupo teria tentado resgatar a droga já localizada pelas equipes.
Durante a intervenção, houve confronto armado. Após acompanhamentos táticos e varreduras em área de mata, o balanço da operação registrou:
- 10 indivíduos presos;
- 03 suspeitos armados baleados, socorridos ao hospital, que evoluíram a óbito após atendimento médico;
- 08 veículos apreendidos;
- 11 smartphones apreendidos;
- 03 armas de fogo apreendidas, incluindo uma submetralhadora calibre .40
- 14 sacos grandes contendo maconha
Todo o material apreendido foi encaminhado à autoridade competente para adoção das medidas legais cabíveis.
Integração e presença estratégica
A Operação NEXUS NORDESTE 2026 reforça a estratégia de atuação integrada entre forças estaduais e federais no combate ao tráfico de drogas, com foco na erradicação de plantios ilícitos e no enfrentamento de organizações criminosas na região.
De acordo com as forças envolvidas, a ação demonstra a importância da integração, da técnica operacional e da presença constante no terreno como pilares no enfrentamento à criminalidade.










