Orçamento: FPA reage à veto de Lula que retira proteção ao seguro rural e à Embrapa

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a dispositivos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 gerou reação imediata da bancada do agronegócio no Congresso Nacional. Entre os pontos barrados está a proteção contra contingenciamento de recursos do seguro rural e de áreas como a Embrapa.

Publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 31 de dezembro de 2025, a lei teve o total de 26 vetos. Segundo o governo, a exclusão dessas despesas busca preservar o cumprimento das metas fiscais previstas no arcabouço fiscal.

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Em uma publicação nas redes sociais, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado federal Pedro Lupion (Republicanos-PR), classificou a decisão como preocupante para o setor produtivo. “Começamos o ano com uma notícia muito ruim para o agro brasileiro”, afirmou.

De acordo com ele, o Congresso havia incluído no texto da LDO um dispositivo justamente para impedir cortes no orçamento do seguro rural. Além disso, o deputado lembrou que, em 2025, não houve liberação de recursos para a subvenção ao seguro agrícola. Mesmo assim, segundo ele, os produtores seguem pagando esses custos.

Para Lupion, o produtor rural acaba arcando com o impacto das decisões fiscais do governo. “Mais uma vez, quem paga a conta é o produtor rural brasileiro”, concluiu.

O post Orçamento: FPA reage à veto de Lula que retira proteção ao seguro rural e à Embrapa apareceu primeiro em Canal Rural.

Relacionados

carne-bovina-outubro-historico-boletim-agroexport
WhatsApp-Image-2026-01-03-at-154005-1
Lula-na-ONU
Receba atualizações na palma de sua mão e fique bem informado Siga o Canal do portal Ibotirama Notícias no WhatsApp

2025 | Ibotirama Notícias Todos os direitos reservados  Por DaQui Agência Digital

Rolar para cima