Palestras, debates e troca de experiências marcam segundo dia da Cacauicultura 4.0 na Capital do Oeste

O segundo dia da Cacauicultura 4.0, realizado nesta sexta-feira (11) no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreiras, foi dedicado à imersão no conhecimento técnico e na troca de experiências entre produtores, pesquisadores, estudantes e representantes de instituições públicas e privadas. A programação foi marcada por uma série de palestras, painéis temáticos e debates voltados ao fortalecimento da cadeia produtiva do cacau em áreas não tradicionais, com destaque para o Oeste da Bahia.

Realizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o evento trouxe ao centro das discussões temas como inovação, sustentabilidade, uso de tecnologias adaptadas ao clima da região e as oportunidades de crescimento da cacauicultura em novos territórios agrícolas.

Parceira do evento a Prefeitura de Barreiras marcou presença no segundo dia com servidores e os secretários de Meio Ambiente, Demósthenes Júnior; de Agricultura, Joaquim Neto; de Indústria, Comércio e Serviços, Muriá Hummel; de Cultura, Gulla; e de Segurança Cidadã e Trânsito, Ten. Cel. Fábio Santana. Os gestores acompanharam as palestras e participaram de diálogos com o público presente, reforçando o apoio institucional da prefeitura ao desenvolvimento da cadeia produtiva do cacau.

“A parceria entre a Aiba e a Prefeitura de Barreiras tem possibilitado o acesso ao conhecimento técnico por parte de quem mais precisa: os pequenos produtores rurais. Hoje, contamos com a presença de quase 100 agricultores familiares, que têm a oportunidade de ouvir especialistas e entender que a cacauicultura também pode ser uma realidade para eles. Além disso, o evento movimenta a economia e fortalece Barreiras como polo regional de inovação agrícola”, destacou o secretário de Agricultura, Joaquim Neto.

Para a secretária Muriá Hummel, o evento também cumpre um papel estratégico na articulação entre os setores público e privado. “A presença da Prefeitura de Barreiras no evento, inclusive com estande institucional, demonstra nosso compromisso com o fortalecimento da cadeia produtiva e com o incentivo à inovação, à sustentabilidade e à geração de oportunidades para o nosso município”, afirmou.

No estande montado no evento, a Prefeitura divulgou ações voltadas ao desenvolvimento rural sustentável, apresentou materiais institucionais e contou com a presença de técnicos agrícolas que dialogaram com o público e representantes de diversas instituições.

A programação da Cacauicultura 4.0 será encerrada neste sábado (12), com um Dia de Campo na Fazenda Santa Helena, no município de Riachão das Neves, onde os participantes poderão conhecer de perto lavouras de cacau cultivadas a pleno sol — um modelo que vem se consolidando como promissor no Oeste da Bahia.



















 Dircom/PMB – 11.7.2025

O post Palestras, debates e troca de experiências marcam segundo dia da Cacauicultura 4.0 na Capital do Oeste apareceu primeiro em Prefeitura de Barreiras – BA.

Relacionados

capa-23
capa-22
capa-21

Receba atualizações na palma de sua mão e fique bem informado Siga o Canal do portal Ibotirama Notícias no WhatsApp

2025 | Ibotirama Notícias Todos os direitos reservados  Por DaQui Agência Digital

Rolar para cima