A troça carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos arrastou uma multidão pelas ladeiras de Olinda (PE), na manhã desta segunda-feira (16). Neste ano, a agremiação tem como tema do desfile do filme pernambucano “O Agente Secreto”.

O público correspondeu e compareceu em peso com referências ao longa estrelado por Wagner Moura e direção de Kleber Mendonça Filho, como grande parte dos foliões usando a camisa da agremiação usada pelo personagem Marcelo.

Desfile diferenciado
Em entrevista ao iG, um dos diretores da troça, Vinicius Cunha falou sobre o desfile deste ano. À reportagem, ele comenta que a expectativa era grande e que o filme de Kleber Mendonça ajudou à agremiação sair com novidades este ano.

“Neste ano, trouxemos carro alegórico, velha guarda. Este ano, a gente vem homenageando O Agente Secreto, que nos ajudou muito”.

Ao iG, Vínicius explicou que após o personagem de Wagner Moura aparecer no longa com uma camisa da troça, da década de 1970, foi possível ter capital, com a venda da peça, para realizar um desfile grandioso em 2026.

“A venda das camisas conseguiu uma renda extra para o nosso Carnaval. Com isso, conseguimos trazer mais coisa, um carro alegórico, porque é muito difícil, em Olinda, você desfilar com um carro alegórico. Esse desfile veio para mostrar que é A Pitombeira”, frisa.

Sobre A Pitombeira dos Quatro Cantos
A Pitombeira dos Quatro Cantos é uma das troças carnavalescas mais tradicionais de Olinda, na Região Metropolitana do Recife. A agremiação foi fundada em 17 de fevereiro de 1947 por um grupo de amigos dos bairros do Amparo e Quatro Cantos, na Cidade Alta.

No entanto, a agremiação somente ganhou forma oficial em 1950 com seu hino composto por Alex Caldas, um dos fundadores. Chegando a oito décadas neste ano, a Pitombeira desfila todo Carnaval de Olinda com cerca de cem figurantes, fantasias luxuosas e enredos criativos, celebrando a cultura popular pernambucana.











