A Polícia Civil do Estado da Bahia deflagrou, na última semana, a Operação Strike no município de Cafarnaum, Chapada Diamantina. A ação teve como objetivo desarticular uma célula da facção criminosa conhecida como Bonde do Maluco (BDM), suspeita de envolvimento com tráfico de drogas, homicídios e roubos a instituições financeiras.
A operação foi coordenada pelas 13ª e 14ª Coordenadorias Regionais de Polícia Civil (Coorpins) de Seabra e Irecê, respectivamente, com apoio operacional dos CATTIs Chapada e Diamantina, além da 5ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE).
As investigações tiveram início após troca de informações entre as unidades policiais, que identificaram imóveis utilizados para armazenar armamentos de grosso calibre e substâncias entorpecentes. As apurações apontavam que parte do material ilícito seria transportado ainda nesta segunda-feira em um veículo modelo VW Golf.
Durante as diligências, os agentes localizaram o automóvel nas imediações de uma das residências alvo, situada no povoado de Junco Novo. A partir disso, foi montado um cerco policial ao imóvel, sendo observada movimentação no interior da casa. As equipes então realizaram a entrada tática no local.
Na ação, um homem identificado pelas iniciais L.S.S., vulgo “Nado”, foi detido ao tentar deixar a residência. Ele não resistiu à abordagem e afirmou estar sozinho no imóvel. No local, os policiais civis encontraram um vasto arsenal e entorpecentes.
Na sequência, as equipes se deslocaram até uma segunda propriedade do suspeito, localizada no povoado de Recife de João André, também em Cafarnaum. Lá, novas armas de fogo e munições foram apreendidas.
Ao final da operação, foram retirados de circulação:
-
01 fuzil calibre 7,62
-
01 fuzil AK-47
-
01 carabina T-9, calibre 9mm
-
01 revólver calibre .38
-
15 carregadores de fuzil calibre 7,62
-
01 carregador de fuzil calibre 5,56
-
02 carregadores de carabina 9mm
-
04 carregadores de pistola calibre 9mm
-
06 munições calibre .38
-
255 munições calibre 7,62
-
218 munições calibre 5,56
-
10 munições calibre .32
-
01 munição calibre .50
-
17 quilos de cocaína
-
1,5 quilo de maconha
-
01 balança de precisão
-
04 coletes balísticos
-
03 balaclavas
-
01 veículo VW Golf Comfortline
-
01 motocicleta Honda Sahara 300
Segundo a Polícia Civil, o material pertence ao Bonde do Maluco, sendo “Nado” um dos principais operadores locais. O suposto líder da célula criminosa na região é conhecido como “Bruxo”.
A estimativa é de que o prejuízo financeiro causado à organização criminosa ultrapasse R$ 800 mil. As investigações prosseguem, com o objetivo de identificar e prender outros membros do grupo que atua em toda a região da Chapada Diamantina.