Prefeito Otoniel dialoga com taxistas por melhorias em Barreiras

O prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, recebeu nesta quarta-feira (14) representantes do Sindicato dos Taxistas de Barreiras, em uma reunião que tratou de demandas para o fortalecimento do setor. O encontro contou com a presença do secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, tenente-coronel Fábio Santana e representantes da Cootrans. Liderados pelo presidente do sindicato, Junivan Almeida de Souza, os taxistas apresentaram demandas relacionadas à melhoria das condições de trabalho e ao ordenamento do transporte no município. Entre as principais pautas, esteve o pedido de intensificação da fiscalização sobre veículos de aplicativos que atuam de forma irregular.

Atualmente, Barreiras possui 62 veículos de aplicativos cadastrados e legalizados, com alvará e identificação oficial. No entanto, segundo os taxistas, há um número significativo de veículos não regularizados operando com identificação de aplicativos, sem credenciamento junto ao município. De acordo com o secretário Fábio Santana, a Secretaria de Segurança Cidadã estuda a realização de ações conjuntas com a Polícia Militar, Polícia Civil para reforçar a fiscalização, além de destacar a importância da colaboração da população por meio de denúncias. “Esses veículos irregulares comprometem a segurança dos usuários e precisam ser retirados de circulação. Também é fundamental que as plataformas de aplicativos sejam notificadas”, afirmou.

Outro ponto abordado foi o acesso dos táxis durante o Barreiras Folia 2026, que acontece de 13 a 17 de fevereiro. A gestão municipal informou que ajustes serão realizados nas vias que dão acesso aos circuitos da festa, com o objetivo de facilitar a circulação dos táxis, melhorar o fluxo de veículos e garantir mais comodidade e segurança para foliões e profissionais.

A categoria também solicitou a análise de um possível reajuste da tarifa, que segundo os representantes, não sofre atualização há nove anos. Atualmente, a bandeira 1 é de R$ 4,50 e a bandeira 2 de R$ 5,50 por quilômetro rodado. Os taxistas destacaram o aumento dos custos operacionais e a necessidade de revisão do perímetro urbano, considerando o crescimento da cidade.

O prefeito Otoniel Teixeira ressaltou a importância do diálogo com a categoria e afirmou que todas as demandas serão analisadas com responsabilidade, em conjunto com a Secretaria de Segurança Cidadã e a Procuradoria do Município. “Esse é um espaço fundamental para estreitar a relação com os profissionais que desempenham um papel essencial no transporte da população. A Prefeitura está à disposição para buscar soluções que contemplem os taxistas dentro dos critérios legais e com eficiência”, afirmou. Atualmente, Barreiras conta com 153 táxis cadastrados, que prestam atendimento diário à população e visitantes, integrando a mobilidade urbana do município.

 Fonte:Dircom/PMB

Relacionados

1006729888
Receba atualizações na palma de sua mão e fique bem informado Siga o Canal do portal Ibotirama Notícias no WhatsApp

2025 | Ibotirama Notícias Todos os direitos reservados  Por DaQui Agência Digital

Rolar para cima