Professor faz tese de mestrado sobre Manoel Carlos

Manoel CarlosReprodução/Instagram @produtoraboapalavra

Conheci um professor da Universidade do Mackenzie, Ruvin Singal, que fez uma tese de mestrado sobre o novelista Manoel Carlos, um dos três maiores da história da TV Globo. Manoel Carlos começou como ator na TV Tupi, depois foi diretor, depois foi para a TV Excelsior onde foi redator e diretor de programas, foi para a TV Record onde fez sua entrada na Equipe A que produzia e dirigis mais de 7 programas todas as semanas, incluindo a Família Trapo, a Hebe e o Show do Dia 7 e então foi convidado para a TV Globo, onde foi dirigir o Fantástico e depois começou a sua escalada de novelas incríveis. Quando encontrou Manoel Carlos pela primeira vez, tanto o Professor Ruvin quanto o Manoel Carlos choraram muito. Manoel era um homem muito emotivo e ao se lembrar de coisas do passado, o choro vinha fácil. O mesmo acontecia quando o Manoel Carlos escrevia as suas novelas e se emocionava com cenas e personagens que ele mesmo escrevia. Nestes momentos ele parava de escrever e dava uma volta pelo Leblon que era o bairro que ele morava.

Aliás, o prefeito da cidade deveria dar o nome de Manoel Carlos a uma rua do bairro do Leblon. O professor Ruvin fez algo inédito porque antes dele ninguém tinha estudado Manoel Carlos e até hoje só ele fez este trabalho. Pode ser que agora os novos pesquisadores se interessem por Manoel Carlos depois da morte dele. Fiz algumas perguntas ao Professor Ruvin e abaixo estão as respostas:

POR QUE VOCÊ ESCOLHEU O MANOEL CARLOS PARA FAZER UMA TESE DE MESTRADO?

Porque gostaria de fazer algo inédito. Após uma pesquisa no ano de 2000, na ECA (Escola de Comunicação e Arte da USP), vi que não existia nenhuma tese de mestrado sobre o Maneco. Logo resolvi escrever sobre um enfoque em Laços de Família que era a novela da época.

COMO FOI ENCONTRAR O MANOEL CARLOS E PEDIR A AJUDA DELE PARA FAZER A TESE DE DRAMATURGIA?

Estava na casa da atriz Etty Frazer e do Chico Martins, que eram meus vizinhos, e ela ligou para o Toni Ramos (ator) para que eu falasse com ele e pedisse o contato do Maneco.

QUANTAS VEZES VOCÊ SE ENCONTROU COM MANOEL CARLOS?

Umas cinco vezes nos encontramos sempre na Livraria da Travessa no shopping do Leblon

O QUE VOCÊ SENTIU QUANDO ENCONTROU O MANOEL CARLOS PESSOALMENTE?

Senti uma emoção muito forte, porque estava diante de um patrimônio da teledramaturgia, sem contar da admiração que sempre senti por ele, por suas novelas e seu legado. APÓS TODO UM TRABALHO FEITO, QUAL A IMAGEM QUE O MANOEL CARLOS DEIXOU PARA VOCÊ?

Depois da minha tese de mestrado e da minha pesquisa cheguei a conclusão que ele é infinitamente maior, mais do que meu trabalho. Ele era uma pessoa extremamente culta, erudita e elegante, e o meu trabalho ficou pequeno diante da gigantesca personalidade que ele representava. Suas novelas ficaram para sempre. Para a eternidade. Foi o autor que mais representou o cotidiano e que mais demonstrou o amor de mãe.

Relacionados

3ty9q0w4rwghhkc1t08zgelnz
16pk29wr5togrvo27f8nrblue
ehq2gl468hxcpw6sgp225m4dc
Receba atualizações na palma de sua mão e fique bem informado Siga o Canal do portal Ibotirama Notícias no WhatsApp

2025 | Ibotirama Notícias Todos os direitos reservados  Por DaQui Agência Digital

Rolar para cima