O diretor de fotografia brasileiro Adolpho Veloso foi indicado ao Oscar por seu trabalho no filme “Sonhos de Trem”, filme dirigido por Clint Blentley. Ele concorre na categoria Melhor Fotografia. A indicação foi anunciada nesta quinta-feira (22).
- Leia mais: Histórico! Wagner Moura é indicado ao Oscar de Melhor Ator
Quem é Adolpho Veloso?
O diretor de fotografia nasceu em 31 de maio de 1989. Adolpho foi criado em São Paulo, mas atualmente mora em Portugal.
Sua filmografia inclui projetos como Rodantes (2021), “El Perfecto David” (2021) e a minissérie “Mosquito” (2020). Adolpho Veloso também dirigiu a fotografia da série “Becoming Elizabeth” e do curta-metragem “American Câncer Story”. Multifacetado, ele trabalhou em videoclipes, incluindo “Ameianoite”, parceria de Pabllo Vittar e Gloria Groove.
Nos Estados Unidos, Veloso participou de produções como “Jockey” (2021), que assim como “Sonhos de Trem” foi dirigido por Clint Bentley.
Para os próximos meses, Adolpho tem lançamentos previstos como “Queen at Sea”, de Lance Hammer, com Juliette Binoche, e “Remain”, de M. Night Shyamalan, com Jake Gyllenhaal.
Os trabalhos de Veloso têm um visual minimalista e bucólico, influenciado por mestres da categoria como o americano Gordon Willis (1931-2014), conhecido por seu trabalho na trilogia “O Poderoso Chefão”, e também, pelos filmes de Woody Allen, “Annie Hall” e “Manhattan”.
Sonhos de Trem
O filme “Sonhos de Trem” (2025), estrelado por Joel Edgerton, se passa no início do século 20, e conta a história de Robert Grainer, um lenhador solitário que enfrenta luto e isolamento em meio ao período de industrialização e chegada das ferrovias nos Estados Unidos.
Cerca de 99% da obra foi filmada com luz natural, em locações no Noroeste dos Estados Unidos.
Antes de ser indicado ao Oscar por seu trabalho em “Sonhos de Trem”, Adolpho venceu o Critcs Choice Award pela direção de fotografia do filme.





















