A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, iniciou nesta quarta-feira (7) os preparativos para a tradicional Festa do Rio Grande Dia de Oxum e Iemanjá, celebrada em 02 de fevereiro, no Cais da cidade. A reunião aconteceu no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e reuniu representantes de terreiros de Umbanda e Candomblé, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o diálogo, o respeito à diversidade religiosa e a valorização das manifestações culturais de matriz africana.
Participaram do encontro a Casa São Jorge Guerreiro, Coletivo Saravaxé, Cabana dos Orixás e Tenda de Umbanda Caridade, Amor e Fé. Na pauta, foram discutidos pontos como a programação religiosa, avaliação das edições anteriores, possibilidade de programação artística, realização de feira de artesanato e a organização logística do evento. Representando a Secretaria de Cultura e Turismo, estiveram presentes a turismóloga Ana Rita Cathalá e o diretor de Cultura, Max Vinícius Mello.
Para o diretor, o encontro reforça o caráter democrático e participativo da festa. Oxum e Iemanjá nos ensinam que cuidar, amar e acolher também são atos de força e resistência. Nosso objetivo com essa reunião é justamente dialogar com os representantes das casas de santo para construir, de forma coletiva, a organização da Festa do Rio Grande Dia de Oxum e Iemanjá, garantindo uma celebração respeitosa, segura e representativa para todos, destacou Max Vinícius.
A Festa 02 de Fevereiro é uma das manifestações culturais e religiosas mais tradicionais de Barreiras e acontece anualmente no Cais, reunindo terreiros, fiéis e a comunidade em geral. A programação preliminar do evento prevê a Alvorada, às 6h, seguida pela concentração dos terreiros a partir das 15h. No fim da tarde, às 17h30, será realizado o Cortejo Fluvial pelo Rio Grande, seguido pela Grande Gira, às 18h30. A partir das 19h30, a programação segue com apresentação de artistas locais.
A Prefeitura de Barreiras apoia a realização da festa com transporte de ônibus para os participantes, fornecimento de combustível para os barcos, decoração e estrutura, além de apoio à programação cultural. A programação oficial será divulgada posteriormente nos canais oficiais da Prefeitura de Barreiras e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Fonte:Dircom/PMB







